Análise do ciclo de vida de produtos em linha de motosserras
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo foi motivado pela necessidade da área de marketing de uma empresa analisar o CVP (ciclo de vida de produto) do seu portfólio para auxiliar no gerenciamento dos produtos e na tomada de decisões. Nesse contexto, este trabalho apresenta um método para identificar a fase do CVP que os modelos da linha de motosserras se encontram. Trata-se de uma pesquisa-ação que analisa o comportamento de vendas dos produtos ao longo dos anos, utilizando informações reais. O método utilizado permitiu e ...
Este estudo foi motivado pela necessidade da área de marketing de uma empresa analisar o CVP (ciclo de vida de produto) do seu portfólio para auxiliar no gerenciamento dos produtos e na tomada de decisões. Nesse contexto, este trabalho apresenta um método para identificar a fase do CVP que os modelos da linha de motosserras se encontram. Trata-se de uma pesquisa-ação que analisa o comportamento de vendas dos produtos ao longo dos anos, utilizando informações reais. O método utilizado permitiu extrair as curvas de vida de cada modelo analisado. A análise de treze produtos identificou que três estão na fase de crescimento, três na maturidade e sete em declínio. A partir das curvas obtidas, são sugeridas ações de curto e médio prazo a serem implementadas pela empresa de acordo com a situação em que cada motosserra se encontra. ...
Abstract
This work was motivated by the need to analyze the product life cycle of a company’s portfolio by the marketing department in order to help product management and decisionmaking. In this context, this paper presents a method to identify the PLC stage of each model of a chainsaw line. It is a research-action based on product sales behavior along the years, using real data. The method enabled to extract the life curve of each analyzed model. The analysis of thirteen products identified that three ...
This work was motivated by the need to analyze the product life cycle of a company’s portfolio by the marketing department in order to help product management and decisionmaking. In this context, this paper presents a method to identify the PLC stage of each model of a chainsaw line. It is a research-action based on product sales behavior along the years, using real data. The method enabled to extract the life curve of each analyzed model. The analysis of thirteen products identified that three are in the growth stage, three in the maturity stage and seven in the decline stage. From the curves, the work suggests short and medium term actions to be implemented by the company, according to each product’s situation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5853)
Este item está licenciado na Creative Commons License