Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCunha, Susana Rangel Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorDiefenthäler, Daniela da Rosa Linckpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-15T03:45:42Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200727pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação busca investigar nas produções visuais infantis as representações da imagem da casa. A partir de experiências como professora de Arte e das constatações realizadas sobre o quanto os desenhos infantis estão impregnados de formas padronizadas no que se referem à representação da casa, foi elaborada uma pesquisa junto a um grupo de crianças de uma turma de Educação Infantil, na faixa etária de seis anos de idade, em uma escola da rede municipal da cidade de Portão, Rio Grande do Sul. A intenção consistia em problematizar essas representações e desafiar as crianças a produzirem outras imagens. A Pesquisa Mediada, denominação que utilizo, relata e analisa um conjunto de Ações Propositoras e Materiais Provocadores que foram criados e utilizados para ampliação do imaginário infantil. Esta dissertação teve como referência os Estudos da Cultura Visual, imaginário, ensino de arte e infâncias.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the notion of home in visual art productions by children. Based on the author’s experience as an Art teacher and her observations that children’s drawings are full of standard patterns to represent home, this study was conducted with a group of 6-year-old children in a pre-school class of a municipal school in the city of Portão, Brazil, to analyze standard patterns and challenge children to produce other representations of home. This mediated study, the name assigned to its method, described and analyzed a set of propositions and provoking materials created and used with the purpose of expanding children’s imagery. This study’s references were drawn from visual culture studies in the areas of the imagery, art education and childhood.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectEducationen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectVisual cultureen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.title"A gente pode fazer casa do jeito que a gente quiser"? : ações propositoras e materiais provocadores ampliando o imaginário infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000723735pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem