Deveríamos ser heróis : a política estadunidense representada nos quadrinhos da Marvel Comics
dc.contributor.advisor | Avila, Arthur Lima de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Raphael Leite | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:55:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200718 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca analisar o conteúdo das histórias em quadrinhos publicadas pela editora Marvel Comics nas duas primeiras décadas do século XXI – com enfoque maior nos períodos de 2006 a 2010 e de 2015 a 2017 – traçando uma relação entre suas narrativas ficcionais e os fatos políticos estadunidenses ao longo dos mandatos dos presidentes George Bush, Barack Obama e Donald Trump. Destaque principal para a minissérie Guerra Civil, de 2006, e seus desdobramentos no cenário, indicando como os mesmos refletem elementos da chamada “Guerra contra o Terror”, incluindo a erosão de direitos civis e o fortalecimento de políticas estatais de segurança. Da mesma forma, busca apresentar como temáticas sociais – como racismo, xenofobia, misoginia e diversidade sexual – são abordadas pela editora nesse período. E, por fim, como crescimento da onda conservadora dentro da sociedade estadunidense e seus efeitos na política nacional influenciam nas narrativas da Marvel. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study seeks to analyze the content of comics published by Marvel Comics in the first two decades of the 21st century – with focus on the periods from 2006 to 2010 and from 2015 to 2017 – mapping a relation between their fictional narratives and American political facts throughout the governments of the presidents George Bush, Barack Obama e Donald Trump. Highlight for the miniseries Civil War, 2006, and it’s unfolding in the scenario, indicating how they reflect elements of the so-called “War on Terror”, include the erosion of civil rights and the strengthening of state security policies. Similarly, seeks to present as social themes – such as racism, xenophobia, misogyny and sexual diversity – are approached by the publisher in this period. Finally, as the growth of the conservative wave within American society and its effects on national politics influence Marvel's narratives. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Nazism | en |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Comic books | en |
dc.subject | Super-herói | pt_BR |
dc.subject | War on Terror | en |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Direitos civis | pt_BR |
dc.subject | Marvel Comics | en |
dc.subject | Segurança nacional | pt_BR |
dc.subject | Super-heroes | en |
dc.subject | Políticos | pt_BR |
dc.subject | Civil Rights; Nacional security | en |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Nacional security | en |
dc.title | Deveríamos ser heróis : a política estadunidense representada nos quadrinhos da Marvel Comics | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001103623 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License