Mostrar el registro sencillo del ítem
As potencialidades do uso de podcast no ensino de língua portuguesa
dc.contributor.advisor | Franciscatto, Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Benedetti, Janaína Lupatini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:55:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200713 | pt_BR |
dc.description.abstract | As práticas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa precisam ser renovadas e atualizadas, adequando-se a realidade contemporânea. Entende-se que, para que isso ocorra, é necessário inserir novas tecnologias em sala de aula, de modo a intensificar, dar mais significado e contextualizar o ensino da dessa disciplina. Nesse sentido, esta pesquisa buscou compreender as potencialidades do uso de Podcast no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, apresentou-se um estudo bibliográfico de obras de diferentes autores, buscando compreender o tema Podcast, descrevendo o que já foi publicado sobre seu uso no contexto educacional. Na sequência, buscou-se esboçar uma proposta de sequência didática de Língua Portuguesa e, ainda objetivou-se descrever, comparar e analisar ferramentas para produção de Podcast disponíveis no mercado, bem como sua viabilidade de uso no ensino da disciplina em foco. Como resultado, descobriu-se que o uso dessa tecnologia na escola contribui para uma educação mais crítica, criativa e cidadã, já que permite a livre expressão, a interação com outras pessoas e outras culturas, bem como o desenvolvimento da modalidade oral da língua. Ainda, o uso de Podcast no ensino de Língua Portuguesa, permite que se ofereça ao estudante um ponto de encontro dentro e fora da sala de aula, diminuindo assim as barreiras entre escola e mundo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The pedagogical practices in Portuguese Language classes need to be renewed and updated, adapting to contemporary reality. It is understood that, for this to happen, it is necessary to introduce new technologies in the classroom, in order to intensify, give more meaning and contextualize the teaching of this discipline. In this sense, this research sought to understand the potentialities of the use of Podcast in the teaching of Portuguese Language. For that, a bibliographic study of works by different authors was presented, trying to understand the Podcast theme, describing what has already been published about its use in the educational context. The aim was to describe, compare and analyze Podcast production tools available in the market, as well as its feasibility of use in the teaching of the subject in focus. As a result, it has been found that the use of such media in school contributes to a more critical, creative and citizen education, as it allows free expression, interaction with other people and other cultures, as well as the development of oral language. In addition, the use of Podcast in Portuguese language teaching allows the student to be offered a meeting place inside and outside the classroom, thus reducing the barriers between school and the world. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Podcast | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language | en |
dc.subject | Potentialities | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.title | As potencialidades do uso de podcast no ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title.alternative | The Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001103281 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)