Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSgobbi, Fabiana Santiagopt_BR
dc.contributor.authorCastro, Gilmara Rita Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200699pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta responder o questionamento sobre as possíveis dificuldades encontradas na inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel, popularmente chamado de “celular” em sala de aula pelo educador. Essa pesquisa busca conscientizar o docente da importância dessa ferramenta no seu dia a dia, fazendo uma reflexão sobre como ele pode utilizar esse recurso (celular) a seu favor, agregando essa inovação nas suas práticas pedagógicas, explorando-o com seu aluno de uma maneira consciente, com responsabilidade, utilizando-se da familiarização que o educando possui com essa tecnologia digital na sua atividade educacional cotidiana. A pesquisa será realizada por meio de questionário online, com professores da rede pública da zona rural do município de Viamão. Para esta pesquisa optou-se por realizar um estudo documental e quantitativo, que consistirá no levantamento de informações acerca da inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel em sala de aula pelo professor.pt_BR
dc.description.abstractThis present work proposes to answer the questioning about the possible difficulties in the insertion of the use of information and communication technologies in the school environment, emphasizing the use of the mobile telephone device, popularly called "cell phone", in the classroom by the teacher. This research seeks to make the teacher aware of the importance of this tool in his daily life, reflecting on how he can use cell phone in his favor. Adding this innovation in his pedagogical practices, exploring it with his student in a conscious way, with responsability, using the familiarization the student has with this digital technology in their daily educational activities.The research was carried out by an online questionnaire with teachers from the public network of the rural area of the municipality of Viamão. For this, it was decided to carry out a documentary and quantitative study, which consist in a collection of information about the insertion of the use of information and communication technologies in the classroom, emphasizing the use of the cell phone in the classroom by the teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologyen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectCell Phoneen
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectDifficultiesen
dc.subjectTeacherStudenten
dc.titleEntrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103255pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem