Professoras : uma lição de vida
Visualizar/abrir
Data
1995Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
O presente trabalho pretende entender porque as professoras de séries iniciais optam por este nível de ensino e permanecem nele. Para isto, foram entrevistadas quatro professoras alfabetizadoras, nascidas na década de 60 e, reconhecidas por sua competência profissional. Procurou-se conhecer suas trajetórias de vida e, assim, desvelar os esquemas internalizados desde a primeira educação familiar e constantemente atualizados ao longo da vivência social. Estes esquemas, conforme o sociólogo francê ...
O presente trabalho pretende entender porque as professoras de séries iniciais optam por este nível de ensino e permanecem nele. Para isto, foram entrevistadas quatro professoras alfabetizadoras, nascidas na década de 60 e, reconhecidas por sua competência profissional. Procurou-se conhecer suas trajetórias de vida e, assim, desvelar os esquemas internalizados desde a primeira educação familiar e constantemente atualizados ao longo da vivência social. Estes esquemas, conforme o sociólogo francês Pierre Bourdieu, funcionam como princípio orientador de todas as práticas. Ou seja: são as estruturas que orientam as disposições destas mulheres não só quando optam pela profissão docente, mas também enquanto se tornam as professoras que são hoje. O método de História de Vida utilizado permite relacionar as interações nos mais diversos momentos da vida de cada professora entrevistada e como ela mobiliza seus conhecimentos e valores para se tornar a profissional que é hoje.Reconhece-se que cada história é singular, cada processo de formação é único. No entanto, muitos fatos e sentimentos relatados podem ser considerados comuns enquanto outros não apresentam qualquer semelhança. Para a compreensão de tais fatos e sentimentos, recorreu-se a contribuição de diversas áreas do conhecimento, principalmente da sociologia e da psicologia.Considera-se que os acontecimentos da vida pessoal das informantes deste estudo repercutiram com tal intensidade nas suas vidas profissionais que tornou-se necessário entender porque e como aqueles acontecimentos influenciaram e foram por sua vez influenciados pela maneira destas professoras viverem sua profissão. ...
Abstract
The objective of this research is to understand why the teachers of the initial grades ellect this work and keep it. For this, four recognized teachers were interviwed, ali of them born in the sixties. lt has been tried to know their life histories and them discover the psychological structure developed since their first ages, constantly upgraded during their social life. These sctrutures, according the french sociologist Pierre Bourdieu, work as a guiding principie of ali the practices, i. e., ...
The objective of this research is to understand why the teachers of the initial grades ellect this work and keep it. For this, four recognized teachers were interviwed, ali of them born in the sixties. lt has been tried to know their life histories and them discover the psychological structure developed since their first ages, constantly upgraded during their social life. These sctrutures, according the french sociologist Pierre Bourdieu, work as a guiding principie of ali the practices, i. e., these structures are the guiders o f these women when they decide their profession and also for beeing the teachers that they are nowadays. The History of Life method adopted allows to establish the relatioship among several moments of life of each teacher interviewed and how she uses her knoledge and values to became the teacher that she actually is. It' s obvius that each history is peculiar, each formation process ts unique. However, a lot of facts and feelings related can be considered the same, meanwhile others are completely different. For the understanding o f these facts and feelings, it has been used several principies of sociology and psychology. The events of the personal life of the teachers interviwed were so deeply important in their professional lives that became fundamental to understand why and how these events inspired and were been inspired by the professional life experience of these teachers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7477)Educação (2503)
Este item está licenciado na Creative Commons License