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dc.contributor.advisorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.contributor.authorBulso, Rodrigo Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200695pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado aborda o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos nas competições de tenistas infantojuvenis. O estudo tem como objetivo geral descrever e comparar os níveis de favorecimento ao desenvolvimento de conteúdos pedagógicos nas competições de tenistas infantojuvenis, a partir da opinião dos treinadores. Mais especificamente, busca comparar os níveis de favorecimento ao desenvolvimento de conteúdos pedagógicos nestas competições, de acordo com as variáveis: “Categorias” (“Até 11 anos”; “12 a 16 anos”); “Formação” (“Graduados”; “Pós-graduados”); “Idade” (“Até 30 anos”; “31-45 anos”; “Acima de 45 anos”); “Tempo de Experiência” (“Até 10 anos”; “11-20 anos”; “Acima de 20 anos”). Para tanto, aplicou-se a Bateria de Testes Gonçalves-Balbinotti de Favorecimento ao Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos do Esporte Infantojuvenil (BTGB-CP; GONÇALVES; BALBINOTTI, 2016). A BTGB-CP foi aplicada com 124 treinadores de tenistas infantojuvenis, de ambos os sexos (masculino = 92%; feminino = 8%), com idades entre 18 e 66 anos ( X = 39,4; DP = 11,4) e tempo de experiência entre 0,5 e 41 anos ( X = 16,8; DP = 11,0). Os resultados indicaram que, de modo geral, as competições de tênis infantojuvenis contemplam de forma satisfatória o desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos abordados. No entanto, alguns conteúdos são mais contemplados nestas competições, respectivamente: Desenvolvimento Afetivo-Social (AS), Socioeducativo (SE) e Estratégico-Tático (ET) (indissociáveis estatisticamente), seguidos pelo Desenvolvimento de Habilidades Motoras (HM), de Autonomia (Au), e pela Democratização (De). Foi constatado que, na opinião dos treinadores, as categorias competitivas “Até 11 anos” favorecem em maior nível o HM quando comparadas às categorias de “12 a 16 anos”. Ainda, verificou-se que: para os treinadores graduados, a De é mais desenvolvida nas competições do que para os pósgraduados; para os treinadores acima de 45 anos, a conformação das competições favorece mais o ET do que para os treinadores de até 30 anos. Contudo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de acordo com o tempo de experiência. Ao traçar um panorama geral do desenvolvimento de conteúdos pedagógicos nestas competições, bem como reforçar a importância das adequações presentes nas categorias menores, acredita-se que este estudo contribui de forma relevante para o cenário das competições infantojuvenis. Este pode servir como ponto de partida para que novas pesquisas sejam realizadas (no tênis e em diferentes modalidades esportivas).pt_BR
dc.description.abstractThis master’s dissertation discusses pedagogical contents in tennis junior competitions. The aim of this study was to describe and compare the levels of support the development of pedagogical contents in tennis junior competitions, based on the coaches opinion. Specifically, it was attempted to compare the levels of support the development of pedagogical contents in tennis competitions according the variables: “Competitive Categories” (“Up to 11 years old,” “12 to 16 years old”); “Qualification of the coaches” (“Graduate”, “Post-Graduate”); “Age of coaches” (“Up to 30 years,” “31-45 years,” “Over 45 years old”); “Coaches’ Professional Experience” (“Up to 10 years,” “11-20 years,” “Over 20 years”). It was applied the Gonçalves-Balbinotti Battery of Tests of Pedagogical Contents’ Development Favoring (BTGB-CP; GONÇALVES, BALBINOTTI, 2016). The BTGB-CP questionnaire was answered by 124 tennis coaches of both genders (male = 92%; female = 8%), of ages ranging from 18 to 66 years (= 39,4; σ = 11,4), with years of experience ranging from 0,5 to 41 years (= 16,8; σ = 11,0). The results indicated that, in general, the competition contributes to the development of the studied pedagogical contents. However, some contents are more contemplated in these competitions, respectively: “Affective-Social Development” (AS), “Socio-Educative” (SE), “Strategical/Tactical” (ST) (statistically indistinguishable), followed by “Motor Skills Development” (MS), “Autonomy” (Au), and finally, “Democratization” (De). Based on the coaches opinion, it was found that the competitive categories "Up to 11 years" contribute at a higher level to the HM when compared to the categories of "12 to 16 years". Also, it was verified that for the coaches graduated, the De is more developed in the competitions than for post-graduates. Besides, for coaches over 45 years, the conformation of the competitions favors the ST more than for coaches up to 30 years. However, no statistically significant differences were found between groups according to their coaches’ professional experience. By outlining an overview of the development of pedagogical contents in these competitions, and strengthening the importance of the adaptations present in the youngers categories, this study contributes in a relevant way to the scenario of the tennis junior competitions. Thus, this study can be used as a starting point for further research about tennis and even for many different sports.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTênispt_BR
dc.subjectSports competitionen
dc.subjectCompetições esportivaspt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTennisen
dc.titleConteúdos pedagógicos nas competições de tenistas infantojuvenis : um estudo descritivo-comparativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103304pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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