Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaurente, Vanessa Soarespt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Guilherme Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200691pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga de que modo as imagens artísticas de Bárbara Wagner são potentes para pensar a expressão do comum e a potência de criação na cartografia sensível do Brasil contemporâneo. Assim, o objetivo deste trabalho é caracterizar o regime do capitalismo cognitivo, com Hardt e Negri, e os processos de formação de subjetividade, com Guattari e Rolnik, bem como de suas articulações com a temática das imagens, através do vocabulário conceitual proposto por Mondzain e Rancière. Tal exame permitirá a análise do caráter de colaboração implicado na obra de Bárbara, em que diferentes elementos participam da concepção dos trabalhos artísticos. Além de atentar-se à potência indeterminável dessas imagens, em que certas escolhas de composição formal - a exemplo do uso do flash e da câmera que treme - são capazes de re-apresentar os corpos populares fotografados ou filmados pela artista. Por fim, o anexo desta pesquisa inclui uma entrevista exclusiva com Bárbara Wagner, convidada a colaborar com as inquietações que mobilizaram esta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates how the artistic images of Bárbara Wagner are powerful to think the expression of common and the potential of creation in Brazil contemporary sensible cartography. Therefore, the objective of this work is to characterize the system of cognitive capitalism, with Hardt and Negri, and the process of subjectivity formation, with Guattari and Rolnik, as well as their articulations with the theme of the images, through the conceptual vocabulary of Mondzain and Rancière. This investigation will allow the analysis of the collaboration feature involved in work of Bárbara, where different things participate in the conception of the artwork. Besides to pay attention to the indeterminable potential of this images, which certain choices of formal composition - as the use of the flash and the camera that shakes - are capable of re-present the popular bodies photographed or filmed by the artist. Lastly, the annex of this research includes an interview with Bárbara Wagner, invited to collaborate with the questions that mobilized this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCognitive capitalismen
dc.subjectFotografia artísticapt_BR
dc.subjectPotential of creationen
dc.subjectCommonen
dc.subjectImageen
dc.subjectSubjectivityen
dc.titleMicropolítica nos trópicos : criação e expressão do comum nas imagens artísticas de Bárbara Wagnerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLuz, Guilherme Gonçalves dapt_BR
dc.identifier.nrb001102200pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples