O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
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Data
2018Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente tese de doutorado tem como objetivo central analisar a construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai por meio das obras dos pintores Pedro Américo e Juan Manuel Blanes. A vinculação das identidades nacionais a perspectivas de cunho estético-político foi fundamental para a consolidação dos Estados Nacionais latino-americanos. Na segunda metade do século XIX, por meio da pintura histórica, os governos de Brasil e Uruguai tentavam forjar em imagens a memória nacional que assu ...
A presente tese de doutorado tem como objetivo central analisar a construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai por meio das obras dos pintores Pedro Américo e Juan Manuel Blanes. A vinculação das identidades nacionais a perspectivas de cunho estético-político foi fundamental para a consolidação dos Estados Nacionais latino-americanos. Na segunda metade do século XIX, por meio da pintura histórica, os governos de Brasil e Uruguai tentavam forjar em imagens a memória nacional que assumia a missão de educar seus espectadores por meio de eventos exemplares do passado. Como pintores de História, Juan Manuel Blanes e Pedro Américo buscavam, mesmo considerando que a liberdade artística deveria ser respeitada, atuar em consonância com determinados projetos políticos. Nesse sentido, pode-se inferir que a análise da trajetória dos pintores contribui para a compreensão da formação da memória institucional em seus respectivos países. ...
Abstract
The present thesis aims to analyze the construction of the national identities of Brazil and Uruguay through the works of the painters Pedro Américo and Juan Manuel Blanes. The linkage of national identities to aesthetic-political perspectives was fundamental for the consolidation of the Latin American National States. Therefore, through historical painting, in the second half of the XIX century the governments of Brazil and Uruguay tried to forge into images the national memory that assumed th ...
The present thesis aims to analyze the construction of the national identities of Brazil and Uruguay through the works of the painters Pedro Américo and Juan Manuel Blanes. The linkage of national identities to aesthetic-political perspectives was fundamental for the consolidation of the Latin American National States. Therefore, through historical painting, in the second half of the XIX century the governments of Brazil and Uruguay tried to forge into images the national memory that assumed the mission of educating its spectators through exemplary events of the past. As painters of History, Juan Manuel Blanes and Pedro Américo sought, although still considering that artistic freedom should be respected, to act in accordance with certain political projects. In this sense, it can be inferred that the analysis of the trajectory of the painters contributes to the understanding of the formation of the institutional memory in their respective countries. ...
Resumen
La presente tesis de doctorado tiene como objetivo central analizar la construcción de las identidades nacionales de Brasil y Uruguay por medio de las obras de los pintores Pedro Américo y Juan Manuel Blanes. La vinculación de las identidades nacionales a perspectivas de carácter estético-político ha sido fundamental para la consolidación de los Estados Nacionales latinoamericanos. En la segunda mitad del siglo XIX, por medio de la pintura histórica, los gobiernos de Brasil y Uruguay intentaban ...
La presente tesis de doctorado tiene como objetivo central analizar la construcción de las identidades nacionales de Brasil y Uruguay por medio de las obras de los pintores Pedro Américo y Juan Manuel Blanes. La vinculación de las identidades nacionales a perspectivas de carácter estético-político ha sido fundamental para la consolidación de los Estados Nacionales latinoamericanos. En la segunda mitad del siglo XIX, por medio de la pintura histórica, los gobiernos de Brasil y Uruguay intentaban forjar en imágenes la memoria nacional que asumía la misión de educar a sus espectadores por medio de eventos ejemplares del pasado. Como pintores de Historia, Juan Manuel Blanes y Pedro Américo buscaban, aun considerando que la libertad artística debía ser respetada, actuar en consonancia con determinados proyectos políticos. En ese sentido, se puede inferir que el análisis de la trayectoria de los pintores contribuye a la comprensión de la formación de la memoria institucional en sus respectivos países. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)História (653)
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