Reflexões sobre o uso do software scratch no aprendizado de álgebra no ensino fundamental
Fecha
2018Nivel académico
Especialización
Otro título
The use of the Socrative : a case study in the history discipline
Materia
Resumo
O ensino e aprendizado de álgebra sempre foi um grande desafio para os professores de matemática, quer no Ensino Fundamental, quer no Ensino Médio. Desenvolver nos alunos a capacidade de generalizar, de observar padrões, de analisar mudanças que ocorrem ao modificar-se alguma variável de um problema sempre foi difícil e, não raras vezes, decepcionante. Diante desse desafio, torna-se necessário procurar alternativas que possibilitem aos alunos o entendimento essencial ao desenvolvimento das habi ...
O ensino e aprendizado de álgebra sempre foi um grande desafio para os professores de matemática, quer no Ensino Fundamental, quer no Ensino Médio. Desenvolver nos alunos a capacidade de generalizar, de observar padrões, de analisar mudanças que ocorrem ao modificar-se alguma variável de um problema sempre foi difícil e, não raras vezes, decepcionante. Diante desse desafio, torna-se necessário procurar alternativas que possibilitem aos alunos o entendimento essencial ao desenvolvimento das habilidades e potenciais esperados. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta como proposta refletir sobre o uso do software Scratch no ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental. Através da proposta de se construir um “jogo” no aplicativo que utilize expressões algébricas, busca-se verificar a validade de usar o software Scratch para esse propósito, ou seja, se os estudantes compreendem melhor o significado de uma variável em álgebra e se este trabalho pode contribuir para o entendimento e a resolução de expressões algébricas. Analisando o desempenho dos estudantes na manipulação do software Scratch e os resultados dos testes aplicados concluímos que, embora os índices não sejam os esperados para esse nível de ensino, a atividade trouxe benefícios ao ensino e aprendizado da álgebra. ...
Abstract
The teaching and learning of algebra have always been a great challenge for math teachers, both in elementary school and high school. Developing in students the ability to generalize, to observe patterns, to analyze changes that occur when modifying some variable of a problem, has always been difficult and not often disappointing. Faced with this challenge, it is necessary to look for alternatives that allow students the essential understanding of the development of expected skills and potentia ...
The teaching and learning of algebra have always been a great challenge for math teachers, both in elementary school and high school. Developing in students the ability to generalize, to observe patterns, to analyze changes that occur when modifying some variable of a problem, has always been difficult and not often disappointing. Faced with this challenge, it is necessary to look for alternatives that allow students the essential understanding of the development of expected skills and potentials. In this perspective, the present work proposes to reflect on the use of Scratch software in the teaching of algebra learning in Elementary School. Through the proposal to build an in-game "game" that uses algebraic expressions, we try to verify the validity of using Scratch software for this purpose, if students will better understand what variable in algebra means and if that work can improve in understanding and solving algebraic expressions. Analyzing the students' performance in the manipulation of Scratch software and the results of the applied tests, we concluded that, although the indexes are not what they were expected for this level of teaching, the activity brought benefits to the teaching and learning of algebra. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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