Uso das tecnologias, tv, computadores, vídeos e celulares como facilitadores da aprendizagem em sala de aula
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta monografia trata do uso das mídias, televisão, vídeo e o computador como meios de comunicação formadores de opinião e/ou influenciadores do comportamento dos educandos no ambiente escolar. Busca-se ressaltar a importância do uso de tais mídias nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência e riqueza de possibilidades educativas e o fascínio que exercem sobre as crianças e os jovens. A metodologia utilizada foi a revisão de material bibliográfico na área, visando a apresentação de ta ...
Esta monografia trata do uso das mídias, televisão, vídeo e o computador como meios de comunicação formadores de opinião e/ou influenciadores do comportamento dos educandos no ambiente escolar. Busca-se ressaltar a importância do uso de tais mídias nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência e riqueza de possibilidades educativas e o fascínio que exercem sobre as crianças e os jovens. A metodologia utilizada foi a revisão de material bibliográfico na área, visando a apresentação de tais ferramentas sob um olhar crítico para além de visões reducionistas do uso dessas mídias no contexto escolar. Dessa maneira, foi possível vislumbrar as tecnologias como facilitadoras da aprendizagem, de modo a aproveitar a multiplicidade de facetas desse instrumento, as quais proporcionam também o afloramento da criatividade e da criticidade dos alunos. Também ficou evidente a necessidade de reflexão constante sobre o papel da escola, do professor e do governo na promoção de uma educação saudável, democrática e inclusiva na atual sociedade da Era Digital. ...
Abstract
This monograph deals with the use of media, television, video and the computer as opinionforming media and / or influencers of students' behavior in the school environment. It is sought to emphasize the importance of the use of such media in teaching practices, considering their breadth and richness of educational possibilities and the fascination they exert on children and young people. The methodology used was the revision of bibliographical material in the area, aiming at the presentation of ...
This monograph deals with the use of media, television, video and the computer as opinionforming media and / or influencers of students' behavior in the school environment. It is sought to emphasize the importance of the use of such media in teaching practices, considering their breadth and richness of educational possibilities and the fascination they exert on children and young people. The methodology used was the revision of bibliographical material in the area, aiming at the presentation of such tools under a critical look beyond reductionist visions of the use of these media in the school context. In this way, it was possible to glimpse technologies as facilitators of learning, in order to take advantage of the multiplicity of facets of this instrument which also bring out the creativity and the criticality of the students. There was also a need for constant reflection on the role of the school, the teacher and the government in promoting a healthy, democratic and inclusive education in the current society of the Digital Age. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License