O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho busca compreender como utilizar o vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Nesse sentido, recupera as discussões sobre imprensa escolar, sobre vídeos digitais e sobre letramento midiático. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em três etapas: (1) justificar o uso pedagógico do vídeo-minuto através da análise da Base Nacional Comum Curricular; (2) analisar como os veículos de comunicação utilizam o vídeo-minuto através de uma an ...
Este trabalho busca compreender como utilizar o vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Nesse sentido, recupera as discussões sobre imprensa escolar, sobre vídeos digitais e sobre letramento midiático. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em três etapas: (1) justificar o uso pedagógico do vídeo-minuto através da análise da Base Nacional Comum Curricular; (2) analisar como os veículos de comunicação utilizam o vídeo-minuto através de uma análise de conteúdo de vídeos de BBC Minute, G1 em 1 Minuto, PlayGroundBR e AssistaEm1Minuto; (3) estabelecer princípios norteadores para a utilização do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Como resultado da primeira etapa, são apresentadas diversas possibilidades do uso do vídeo-minuto na escola. Após, os resultados da análise de conteúdo evidenciam como o vídeo-minuto é utilizado na imprensa. E, por fim, são propostos cinco princípios para nortear o uso do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. ...
Abstract
This paper aims to understand how to use one-minute video as school press practice. In this sense, it recovers the discussions about school press, about digital videos and about media literacy. To reach this objective, a qualitative research was conducted, being divided in three stage: (1) to justify the pedagogical use of the one-minute video through the analysis of the National Curricular Common Base; (2) to analyze how media vehicles use one-minute video through a content analysis of videos ...
This paper aims to understand how to use one-minute video as school press practice. In this sense, it recovers the discussions about school press, about digital videos and about media literacy. To reach this objective, a qualitative research was conducted, being divided in three stage: (1) to justify the pedagogical use of the one-minute video through the analysis of the National Curricular Common Base; (2) to analyze how media vehicles use one-minute video through a content analysis of videos from BBC Minute, G1 in 1 Minuto, PlayGroundBR and AssistaEm1Minuto; (3) to establish guiding principles for the use of one-minute video as school press practice. As a result of the first stage, it is presented several possibilities of using one-minute video at school. Then, content analysis results show how one-minute video is used in the press. Finally, it is proposed five principles to guide the use of one-minute video as school press practice. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License