Esquemas da construção numérica elementar e da escrita alfabética em crianças de cinco e seis anos
dc.contributor.advisor | Macedo, Lino de | pt_BR |
dc.contributor.author | Dorneles, Beatriz Vargas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:54:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1996 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200659 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesqmsa descreve alguns esquemas comuns, utilizados pela cnança no processo de construção de dois sistemas simbólicos: os números elementares e a escrita alfabética inicial. Procura-se estabelecer, igualmente, a importância desses esquemas no trabalho com crianças apresentando dificuldades de aprendizagem. Para isso, descreveu-se, em primeiro lugar, a sociogênese da escrita e do número em algumas civilizações, constatando-se que a maioria dos povos que desenvolveram sistemas complexos de escrita também o fizeram com relação ao número. Em segundo lugar, descreveu-se a psicogênese de cada sistema simbólico, utilizando-se como referencial a Epistemologia Genética. Foram caracterizados os aspectos estruturais, funcionais e procedurais, ligados à psicogênese de cada sistema, e os processos gerais, tais como abstração empírica e reflexiva, equilibração majorante e generalização. Por fim, analisou-se a noção de coordenadores cognitivos e sua importância para a formação dos esquemas.A pesquisa propriamente dita consistiu em um estudo microgenético no qual foram aplicadas duas situações-problema a um grupo de 22 sujeitos, entre cinco e seis anos, que freqüentavam os níveis A e B de uma escola pública de Porto Alegre, escolhidos aleatoriamente. Uma das situações envolvia conteúdo numérico e a outra, um conteúdo alfabético, cuja forma de apresentação era a mesma: as crianças eram solicitadas a reconstruir uma determinada série (numérica ou de letras) com um material diferente daquele apresentado inicialmente. Encontrou-se três grandes etapas na evolução dos procedimentos de resolução dos dois problemas. Essas etapas não são vividas, necessariamente, de forma sincrônica nos dois sistemas simbólicos.As conclusões do trabalho podem ser ass1m resumidas: a) os dois sistemas simbólicos não se constroem de forma sincrônica: o sistema numérico apresenta uma anterioridade psicogenética e sociogenética; b) alguns procedimentos são comuns à construção numérica e alfabética (a correspondência termo a termo é um deles), existindo outros específicos de cada sistema; e c) a psicopedagogia pode se beneficiar da aplicação dessa ênfase metodológica microgenética que traz um enfoque mais qualitatitivo e dinâmico para o trabalho psicopedagógico clínico. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work describes some schemes used by the child in the process of building two symbolic systems: elementary numbers and initial alphabetic writing. We intend to stablish as well the importance of these schemes when leading with children who present some difficulty in leaming. Firstly, we have described the sociogenesis of the writing and the number in some civilizations and we have confirmed that the majority o f the people who developed complex systems ofwriting did the same in relation to the number. Secondly, we have described the psychogenesis of each symbolic system using genetic epistemology as reference. Structural, functionnal and procedure aspects of each system have been characterized as well as the general process such as empirical and reflexive abstraction, equilibration and generalization. Finally, we have analysed cognitive coordinators and their importance to the building o f the schemes. The research work itself consisted of a microgenetic work in which two situations have been applied to a group of 22 subjects between five and six years old, who attended leveis A and B of a public school in Porto Alegre and were chosen haphazardly. One of the situations involved a numerical content whereas the other involved an alphabetic content. In both situations the way of presentation was the same: the children were asked to rebuild a certain series ( of numbers or letters) with a material di:fferent from the one presented at first. We have determined three great stages in the evolution ofthe solution found to both situations. These stages are not necessarily experienced in a synchronic way in both symbolic systems. Conclusions can be summarized as follows: a) both symbolic systems are not built synchronically: the numerical system shows a psychogenetic and a sociogenetic past; b) some o f the procedures are common to both the numerical and the alphabetic constructions (the correspondence of one term to the other is one ofthem), and there are others specific of each system; and c) the psychopedagogy can benefit from this microgenetic methodology which brings a more qualitative and dynamic approach to the clinicai psychopedagogical work. | en |
dc.description.abstract | Cette enquête décrit quelques schémas communs, utilisés par l'enfant dans le processus de construction de deux systemes symboliques: les nombres élémentaires et l'écriture alphabétique initiale. Nous voulons établir, également, l'importance de ces schémas pour le travail avec les enfants qui ont des difficultés d'apprentissage. Nous avons donc décrit, d'abord, la sociogénese de l'écriture et du nombre dans quelques civilisations, et c'est quand nous avons constaté que la plupart des peuples qui ont développé des systemes complexes d 'écriture ont fait le même par rapport au nombre. Ensuite, nous avons décrit la psychogénese de chaque systeme symbolique, prennant en tant que référentiel l'épistémologie génétique. Nous avons caractérisé les aspects structurels, fonctionnels et de procédure liés à la psychogénese de chaque systeme aussi bien que les processus généraux tels que l'abstraction empirique et réflexive, l'équilibration et la généralisation. Finalement, nous avons analysé la notion de coordinateurs cognitifs et leur importance pour la formation des schémas. L'enquête proprement dite s'est composée d'une étude microgénétique dans laquelle deux situations-probleme ont été appliquées à un groupe de 22 sujets, entre 5 et 6 ans, qui :fréquentaient les niveaux A et B d 'une école publique de Porto Alegre et qui avaient été choisis aléatoirement. L'une des situations concernait un contenu numérique et l'autre un contenu alphabétique dont la forme de présentation était la même: on demandait aux enfants de réconstruire une série quelconque (de nombres ou de lettres) avec un matériel différent de celui qui avait été présenté premierment. Nous avons trouvé trois grandes étapes dans l'évolution des procédés de résolutions des deux problemes. Ces étapes ne sont pas vécues nécessairement de façon synchronique dans les deux systemes symboliques. Nous pouvons donc résumer les conclusions de ce travail tel que suit: a) les deux systemes symboliques ne se construisent point de façon synchronique: le systeme numérique présente une antériorité psychogénétique et sociogénétique; b) quelques procédés sont communs aussi bien à la construction numérique qu'à l'alphabétique (la correspondance d'un terme à l'autre en est exemple ), et il y a d'autres qui sont spécifiques de chaque systeme; et c) la psychopédagogie peut bénéficier de l'application de cette méthodologie microgénétique qui apporte une façon plus qualitative et dynamique d'aborder le travail psychopédagogique clinique. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Idade pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Esquemas da construção numérica elementar e da escrita alfabética em crianças de cinco e seis anos | pt_BR |
dc.title.alternative | Schemes of the elementary numerical construction and of the alphabetic writing infive and six year-old children | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000212357 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | São Paulo, BR-SP | pt_BR |
dc.degree.date | 1996 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License