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dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Aniê Coutinho dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:39Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200652pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo: investigar as concepções de educabilidade e dos sujeitos, dando ênfase à análise de instituições que atendem a esses sujeitos com autismo, na cidade de Porto Alegre. Quanto à metodologia, esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizadas, prioritariamente, análise teórica acerca das temáticas envolvidas, além de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e responsáveis pelas referidas instituições. A reflexão histórica evidencia a ausência de vinculação entre o sujeito com autismo e a crença nas suas possibilidades educativas. A possível relação entre crianças-selvagens e sujeitos com autismo foi focalizada no presente trabalho, com o intuito de um resgate histórico da compreensão relativa a esses sujeitos. Ambos são sujeitos com perfis de interação que os distanciam dos padrões de comportamento humano considerados "adequados". Itard é destacado na presente investigação por seu pioneirismo no atendimento a sujeitos com necessidades educativas especiais, assim como no atendimento a sujeitos considerados "graves". A partir da literatura estudada podemos identificar um avanço na educação especial, no que se refere ao paradigma da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na rede de ensino comum. Todavia, na presente investigação foram evidenciadas concepções e práticas que indicam que o sujeito com autismo necessitaria de um atendimento especializado em instituições "paralelas" (escolas especiais). Essa análise mostra que a aposta na educabilidade desses sujeitos é bastante reduzida. Destacaram-se, ainda, o predomínio da dimensão clínica sobre aquela educativa no trabalho das instituições estudadas; a preponderância de instituições privadas, nas quais há grande variabilidade quanto ao número de sujeitos atendidos e quanto às propostas metodológicas utilizadas. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para novos e diversos movimentos que venham a modificar a realidade atual quanto ao atendimento a sujeitos considerados "graves".pt_BR
dc.description.abstractThis research had as an objective to investigate the concepts of educability of autistic subjects, emphasizing the analysis o f institutions which take c are o f these in the city o f Porto Alegre. Regarding the methodology, this investigation is considered a qualitative research, in which were used primarily theoretical analysis concerning the themes involved, and semi-structured interviews with professors and people responsible for the referred institutions. The historical reflection proves there's no link between autistic individuais and the beliefs regarding their educational possibilities. The possible relation between wild children and autistic subjects was focalized in this work, serving the purpose of a historical review related to the comprehension of these individuais. Both have interaction profiles that keep them away from the standards for human behavior considered "adequa te". ltard is a notabie reference in this research as for being the pioneer in taking care of subjects with special educationai needs, as well as in taking care of subjects considered "severe". From the avaiiabie Iiterary references advances in speciai education can be identified, concerning the paradigm of including individuais with speciai educationai needs in the normal schooi system. However, in this investigation concepts and practices pointing towards the need of specialized care in speciai schoois for autistic subjects were found. This anaiysis proves that the stakes for the educabiiity of these individuais is extremely Iow. Other discoveries of note are: the predominancy o f the clinicai o ver the educationai dimension in the work o f institutions; the preponderacy of private institutions, in which there's a uncertainty concerning the number of individuais in care and the methodoiogical options chosen. lt's a hope that this dissertation may contribute to new and diversified movements that may lead to a change in the current reality concerning the care of subjects considered "severe".en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectColégio Militar de Porto Alegrept_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleO autismo e as "crianças-selvagens" : da "prática da exposição" às possibilidades educativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000366741pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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