Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorFerraz, Jéssica Boaventura dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200651pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia procurou compreender de que maneira o uso de um Edublog pode contribuir com a gestão democrática em uma escola pública sendo um dos meios de comunicação entre a escola e sua comunidade. Baseando-se nos princípos legais da gestão democrática de ensino, esse Edublog foi utilizado como ferramenta para realizar a avaliação institucional de uma escola pública rural do município de Gravataí. A avaliação realizada foi através de um questionário, disponível no Edublog, com questões fechadas e uma aberta, servindo para tomar conhecimento da opinião das famílias sobre todos os setores, profissionais e serviços prestados pela escola. A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo estudo de caso. Para a análise de dados recorreu-se a estatística e o uso de gráficos para melhor explicação das questões fechadas e à Análise Textual Discursiva para explanação dos excertos emergentes das questões abertas. Os dados emergentes mostram as possibilidades que o Edublog pode trazer para a melhoria da gestão escolar, bem como suas limitações.pt_BR
dc.description.abstractThe present monograph sought to understand how the use of an Edublog can contribute to democratic management in a public school being one of the means of communication between the school and its community. Based on the legal principles of democratic teaching management, this Edublog was used as a tool to carry out the institutional evaluation of a rural public school in the city of Gravataí. The evaluation was carried out through a questionnaire, available at Edublog, with closed questions and an open questionnaire, which served to get the opinions of families about all the sectors, professionals and services provided by the school. The methodology used was qualitative of the case study type. For the analysis of data we used statistical and graphical use to better explain the closed questions and the Discursive Textual Analysis to explain the excerpts emerging from the open questions. The emerging data show the possibilities that Edublog can bring to the improvement of school management, as well as its limitations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEdublogen
dc.subjectSchool Managementen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectDemocratic Managementen
dc.titleO uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escolapt_BR
dc.title.alternativeThe use of Edublog in school management : a possibility of approaching the school community to the processes of school managementen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103294pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples