O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferraz, Jéssica Boaventura dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:54:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200651 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia procurou compreender de que maneira o uso de um Edublog pode contribuir com a gestão democrática em uma escola pública sendo um dos meios de comunicação entre a escola e sua comunidade. Baseando-se nos princípos legais da gestão democrática de ensino, esse Edublog foi utilizado como ferramenta para realizar a avaliação institucional de uma escola pública rural do município de Gravataí. A avaliação realizada foi através de um questionário, disponível no Edublog, com questões fechadas e uma aberta, servindo para tomar conhecimento da opinião das famílias sobre todos os setores, profissionais e serviços prestados pela escola. A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo estudo de caso. Para a análise de dados recorreu-se a estatística e o uso de gráficos para melhor explicação das questões fechadas e à Análise Textual Discursiva para explanação dos excertos emergentes das questões abertas. Os dados emergentes mostram as possibilidades que o Edublog pode trazer para a melhoria da gestão escolar, bem como suas limitações. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present monograph sought to understand how the use of an Edublog can contribute to democratic management in a public school being one of the means of communication between the school and its community. Based on the legal principles of democratic teaching management, this Edublog was used as a tool to carry out the institutional evaluation of a rural public school in the city of Gravataí. The evaluation was carried out through a questionnaire, available at Edublog, with closed questions and an open questionnaire, which served to get the opinions of families about all the sectors, professionals and services provided by the school. The methodology used was qualitative of the case study type. For the analysis of data we used statistical and graphical use to better explain the closed questions and the Discursive Textual Analysis to explain the excerpts emerging from the open questions. The emerging data show the possibilities that Edublog can bring to the improvement of school management, as well as its limitations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Edublog | en |
dc.subject | School Management | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Democratic Management | en |
dc.title | O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of Edublog in school management : a possibility of approaching the school community to the processes of school management | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001103294 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)