Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
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Data
2017Tipo
Outro título
Motivations and access to marketing channels by family farmers who work with organic production in the Serra Gaúcha region
Motivaciones y el acceso a los canales de comercialización de los agricultores que trabajan con la producción orgánica en la región de la Serra Gaucha
Assunto
Resumo
Este artigo teve como objetivo caracterizar os agricultores familiares que atuam com produção orgânica na região da Serra Gaúcha, conhecendo as motivações e os fatores que influenciam no acesso a diferentes canais de comercialização. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística utilizando alguns critérios, foram entrevistados 49 produtores vinculados à comercialização em supermercados e em uma feira de agricultores. Os resultados revelaram que a agricultura orgânica é u ...
Este artigo teve como objetivo caracterizar os agricultores familiares que atuam com produção orgânica na região da Serra Gaúcha, conhecendo as motivações e os fatores que influenciam no acesso a diferentes canais de comercialização. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística utilizando alguns critérios, foram entrevistados 49 produtores vinculados à comercialização em supermercados e em uma feira de agricultores. Os resultados revelaram que a agricultura orgânica é uma atividade recente e está vinculada a formação de associações. A principal motivação para adesão à atividade está relacionada à preocupação com a saúde. Os supermercados e as feiras são os principais canais de comercialização, sendo que as feiras estão relacionadas ao início do cultivo orgânico e os supermercados apresentam-se como uma forma de comercialização mais recente. Conclui-se que a cooperação foi fundamental no acesso a canais de comercialização de um mercado em construção e com potencial determinado por uma crescente demanda de produtos. ...
Abstract
This article aimed to characterize the family farmers who work with organic production in the region of Serra Gaúcha, knowing the motivations and factors that influence the access to different marketing channels. Through the establishment of a non-probabilistic intentional sample, using some criteria they were interviewed 49 producers tied to commercialization in supermarkets and fair farmers. The results revealed that organic agriculture is a recent activity and is linked to the formation of a ...
This article aimed to characterize the family farmers who work with organic production in the region of Serra Gaúcha, knowing the motivations and factors that influence the access to different marketing channels. Through the establishment of a non-probabilistic intentional sample, using some criteria they were interviewed 49 producers tied to commercialization in supermarkets and fair farmers. The results revealed that organic agriculture is a recent activity and is linked to the formation of associations. The main motivation for joining the activity is related to health concerns. Supermarkets and fair are the main commercialization channels, and fairs are related to the beginning of organic farming and supermarkets are presented as a form of most recent commercialization. Both channels are based on the joint organization through cooperatives and associations. It was concluded that cooperation was essential in access to marketing channels of a market in construction and a growing demand for products. ...
Resumen
Este artículo tuvo como objetivo caracterizar los agricultores que trabajan con la producción orgánica en la región de Serra Gaucha, conociendo las motivaciones y los factores que influyen en el acceso a los diferentes canales de comercialización. A través el establecimiento de una muestra intencional no probabilística utilizando algunos criterios, que se entrevistó a 49 productores vinculados a la comercialización en los supermercados y en una feria de agricultores. Los resultados mostraron qu ...
Este artículo tuvo como objetivo caracterizar los agricultores que trabajan con la producción orgánica en la región de Serra Gaucha, conociendo las motivaciones y los factores que influyen en el acceso a los diferentes canales de comercialización. A través el establecimiento de una muestra intencional no probabilística utilizando algunos criterios, que se entrevistó a 49 productores vinculados a la comercialización en los supermercados y en una feria de agricultores. Los resultados mostraron que la agricultura orgánica es una actividad reciente y está vinculada a la formación de asociaciones. La principal motivación para incorporarse la actividad está relacionada con preocupaciones de salud. Supermercados y ferias son los principales canales de comercialización, y las ferias están relacionadas con el comienzo de la agricultura orgánica y supermercados se presentan como una más reciente forma de comercialización. La conclusión es que la cooperación es clave para el acceso a los canales de comercialización de un mercado en construcción y con potencial determinado por una demanda creciente de productos. ...
Contido em
Redes. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2017), p. 273-291
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