Geogebra : propostas de aulas para o ensino de funções matemáticas
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Geogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functions
Resumo
Observa-se no cotidiano a utilização de diferentes ferramentas tecnológicas pelos estudantes bem como em atividades do cotidiano. Nas diferentes tarefas que se realiza, algum tipo de tecnologia está presente, infelizmente, as salas de aula nem sempre tem acompanhado este avanço. Desta forma, surge o questionamento sobre a necessidade de aproximar as TICs das práticas pedagógicas em salas de aula, pois nem sempre estão presentes. Neste contexto o propósito deste trabalho é abordar a temática de ...
Observa-se no cotidiano a utilização de diferentes ferramentas tecnológicas pelos estudantes bem como em atividades do cotidiano. Nas diferentes tarefas que se realiza, algum tipo de tecnologia está presente, infelizmente, as salas de aula nem sempre tem acompanhado este avanço. Desta forma, surge o questionamento sobre a necessidade de aproximar as TICs das práticas pedagógicas em salas de aula, pois nem sempre estão presentes. Neste contexto o propósito deste trabalho é abordar a temática de propostas de aulas utilizando o software GeoGebra . Como contribuição pretende-se apresentar planos de aula com atividades de Matemática sobre funções utilizando o software GeoGebra, como forma de superar esta situação de distanciamento justificando a importância deste trabalho. Não só como também constituir propostas de aulas para o ensino de funções matemáticas, a fim de servir de modelo aos professores interessados em utilizar o software GeoGebra em suas práticas pedagógicas. Com isso àqueles que têm interesse em fazer uso das TICs em suas aulas, podem usufruir de exemplos e materiais que podem contribuir com seus objetivos no processo de ensino e aprendizagem de funções. O trabalho inclui propostas de atividades buscadas no repositório de trabalhos acadêmicos da UFRGS, mas também são apresentados planos de aula utilizados pela autora em suas aulas. Sobre estes últimos é feita uma reflexão em torno das diferentes aplicações já feitas. ...
Abstract
The daily use of different technological tools by the students as well as in daily activities is observed. In the different tasks that are performed, some kind of technology is present, unfortunately, classrooms have not always accompanied this breakthrough. Thus, the question arises about the need to bring ICTs closer to pedagogical practices in classrooms, since they are not always present. In this context the purpose of this work is to approach the theme of class proposals using GeoGebra sof ...
The daily use of different technological tools by the students as well as in daily activities is observed. In the different tasks that are performed, some kind of technology is present, unfortunately, classrooms have not always accompanied this breakthrough. Thus, the question arises about the need to bring ICTs closer to pedagogical practices in classrooms, since they are not always present. In this context the purpose of this work is to approach the theme of class proposals using GeoGebra software. As a contribution we intend to present lesson plans with mathematical activities about functions using GeoGebra software, as a way to overcome this situation of distance, justifying the importance of this work. Not only do they also constitute proposals for teaching mathematical functions, in order to serve as a model for teachers interested in using GeoGebra software in their pedagogical practices. With this, those who are interested in using ICT in their classes can benefit from examples and materials that can contribute to their objectives in the process of teaching and learning functions. The work includes proposals for activities sought in the repository of academic works of UFRGS, but also presented classes plans used by the author in her classes. On the latter, a reflection is made on the different applications already made. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License