Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAraújo, Mônica Ribeiro dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Isabel Moura de Mesquitapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200589pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma reflexão acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola municipal de educação infantil. O objetivo do estudo foi analisar como professores vem utilizando as mídias e tecnologias em sala de aula na educação escolar das crianças de 0 a 5 anos de idade, bem como, verificar quais mídias estão sendo utilizadas com maior frequência no contexto escolar da educação infantil. E ainda, investigar a importância das mídias como ferramenta no trabalho docente, assim como, compreender de que forma será incluído nos currículos a Cultura Digital na Educação Infantil, tendo em vista a nova BNCC. Para embasar este trabalho buscou-se apoio em autores que debatem a temática em questão. Para analisar os dados obtidos, através da observação e entrevistas com professores, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa com o propósito de refletir sobre a utilização de tecnologias midiáticas em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de analisar e refletir sobre a utilização das tecnologias midiáticas como recurso pedagógico na educação infantil. A partir desta pesquisa constatou-se que, entre as mídias utilizadas no cotidiano escolar, a televisão acompanhada de aparelho de dvd, ainda ocupa um grande espaço na rotina da educação infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of a reflection about the use of media technology in a municipal school of early childhood education. The objective of the study was to analyze how teachers have been using the media and technologies in the classroom in school education of children from 0 to 5 years of age , as well as to verify which media are being used more frequently in the school context of early childhood education. Also, to investigate the importance of media as a tool in teaching work, as well as to understand how the Digital Culture in Education will be included in the curricula, with the purpose of analyzing the data obtained by means of observation and interviews with teachers, in order to analyze the data obtained, it was sought the support of authors that debate the issue. To analyze the data obtained through observation and interviews with teachers, a qualitative research was conducted with the purpose of reflecting on the use of media technologies in the classroom. Thus, the present study aims to analyze and reflect on the use of media technologies as a pedagogical resource in early childhood education. From this research it was verified that, among the media used in the daily school life, the television accompanied by a DVD player, still occupies a large space in the routine of children's education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectMedia and technologyen
dc.subjectClassroomen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.titleReflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103277pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem