A influenciadora artificial : um estudo sobre as modulações imagéticas do Instagram e os Avatar Influencers através do perfil de Lil Miquela
Fecha
2019Autor
Co-director
Nivel académico
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Tipo
Materia
Resumo
Neste trabalho, nos propomos a examinar a rede social Instagram enquanto um meio virtual de produção de identidades e sistemas estéticos através da comunicação imagética, situado em um complexo sistema algorítmico e mercadológico de modulações, conforme inicialmente explorado pelas ideias de Gilles Deleuze (1992). Em seguida, buscamos conceitualizar a atualmente popular noção de influenciador digital, em oposição às celebridades tradicionais. A partir dessas análises iniciais, partimos para a a ...
Neste trabalho, nos propomos a examinar a rede social Instagram enquanto um meio virtual de produção de identidades e sistemas estéticos através da comunicação imagética, situado em um complexo sistema algorítmico e mercadológico de modulações, conforme inicialmente explorado pelas ideias de Gilles Deleuze (1992). Em seguida, buscamos conceitualizar a atualmente popular noção de influenciador digital, em oposição às celebridades tradicionais. A partir dessas análises iniciais, partimos para a análise do perfil da influenciadora Lil Miquela, uma personagem fictícia, autointitulada robô, que tem feito sucesso e polêmica na internet. Para compreender o processo comunicacional e a formação da identidade da personagem, optamos por usar a obra de Donna Haraway (1992), O Manifesto Ciborgue, como uma lente interpretativa, tornando o fenômeno Lil Miquela uma oportunidade de pensar questões de corporalidade e representação nas redes sociais. A partir dessas considerações, traçamos uma análise crítica de Miquela nas esferas da representação, da estética e da política. ...
Abstract
In this work, we propose to examine the Instagram social network as a virtual medium for the production of aesthetic identities and systems through image communication, situated in a complex algorithmic and market system of modulations, as initially explored by the ideas of Gilles Deleuze (1992). Next, we seek to conceptualize the currently popular notion of digital influencer, as opposed to traditional celebrities. From these initial analyzes, we start to analyze the profile of the influencer ...
In this work, we propose to examine the Instagram social network as a virtual medium for the production of aesthetic identities and systems through image communication, situated in a complex algorithmic and market system of modulations, as initially explored by the ideas of Gilles Deleuze (1992). Next, we seek to conceptualize the currently popular notion of digital influencer, as opposed to traditional celebrities. From these initial analyzes, we start to analyze the profile of the influencer Lil Miquela, a fictional character, self-named robot, who has been successful and controversial on the internet. In order to understand the communicational process and the formation of the identity of the character, we chose to use Donna Haraway's (1992) work, The Cyborg Manifesto, as an interpretive lens, making the Lil Miquela phenomenon an opportunity to think about corporality issues and representation in networks social rights. From these considerations, we draw a critical analysis of Miquela in the spheres of representation, aesthetics and politics. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Comunicación Social (1830)
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