BNCC- Base Nacional Comum Curricular : a abordagem da tecnologia da informação e comunicação (TIC’s) nas séries finais do ensino fundamental
Fecha
2019Nivel académico
Especialización
Otro título
BNCC- common curricular national base : the information and communication technology (ICT) in the final series of fundamental education
Materia
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm direito a aprender. Sua fundamentação e o embasamento legal levaram a elaboração de um documento para normatizar a educação no Brasil, que deve ser obrigatoriamente observada na elaboração de currículos das redes públicas e privada, urbana e rural. Esse documento foi elaborado com a colaboração da sociedade civil, professores ...
Este estudo tem como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm direito a aprender. Sua fundamentação e o embasamento legal levaram a elaboração de um documento para normatizar a educação no Brasil, que deve ser obrigatoriamente observada na elaboração de currículos das redes públicas e privada, urbana e rural. Esse documento foi elaborado com a colaboração da sociedade civil, professores e gestores, conduzido pelo MEC. As dez competências fundamentais da BNCC também são objetos de estudo, com enfoque especial para a quinta competência referente à Cultura Digital, que prevê ao aluno: compreender, utilizar as tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética, com o objetivo de comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismos e autoria. O desenvolvimento tecnológico e as mudanças sociais fazem com que a educação seja influenciada por novos recursos tecnológicos e os professores são levados a apropriarem-se da tecnologia com novas possibilidades para as práticas educacionais. A inserção de recursos tecnológicos possibilita a criação de novas formas de ver, ler e escrever o mundo, aliadas a outras metodologias para contemplar no currículo valores como o entendimento crítico, a solidariedade, cooperação, curiosidade e os valores de cidadania, direitos garantidos pela Constituição Federal (1988). Ainda é analisado o Referencial Curricular Gaúcho, desdobramento regional da BNCC para a elaboração do currículo escolar do estado do Rio Grande do Sul. A análise consiste na formação do aluno da educação básica, especificamente das séries finais do Ensino Fundamental. ...
Abstract
This study aims to analyze the National Curricular Common Base (BNCC), a document that defines the essential knowledge that all students of Basic Education have the right to learn. Its foundation and legal basis led to the elaboration of a document to standardize education in Brazil, which must be observed in the elaboration of curricula of public and private networks, urban and rural. This document was prepared with the collaboration of civil society, teachers and managers, conducted by MEC. B ...
This study aims to analyze the National Curricular Common Base (BNCC), a document that defines the essential knowledge that all students of Basic Education have the right to learn. Its foundation and legal basis led to the elaboration of a document to standardize education in Brazil, which must be observed in the elaboration of curricula of public and private networks, urban and rural. This document was prepared with the collaboration of civil society, teachers and managers, conducted by MEC. BNCC's ten core competences are also subject of study, with a special focus on the fifth competence related to Digital Culture, which provides the student: to understand, use digital technologies in a critical, meaningful and ethical way, with the aim of communicating , access and produce information and knowledge, solve problems and exercise protagonism and authorship. Technological development and social change lead to education being influenced by new technological resources and teachers are led to take advantage of technology with new possibilities for educational practices. The insertion of technological resources allows the creation of new ways of seeing, reading and writing the world, together with other methodologies to contemplate in the curriculum such values as critical understanding, solidarity, cooperation, curiosity and values of citizenship, rights guaranteed by the Constitution Federal (1988). It is also analyzed the Gaucho Curricular Reference, BNCC regional development for the elaboration of the school curriculum of the state of Rio Grande do Sul. The analysis consists of the education of the student of basic education, specifically of the final series of Elementary School. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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