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dc.contributor.advisorFischer, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorPaludo, Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:52:43Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200562pt_BR
dc.description.abstractSituada no contexto atual mundial e brasileiro, esta investigação busca compreender o significado do novo momento histórico para a teoria e prática emancipatórias. Seu objetivo é o de contribuir para a ressignificação do sentido das práticas de educação do popular processadas desde a concepção de Educação Popular. Pretendeu atender ao objetivo proposto respondendo à seguinte questão: Quais são as transformações político/pedagógicas pelas quais vêm passando, a partir dos anos 90 do século XX, a concepção de Educação Popular? Para responder tal questão, foram realizados os seguintes movimentos teóricometodológicos: a) um mergulho na história do Projeto da Modernidade; b) um mergulho na teoria acumulada sobre educação; c) um mergulho no empírico através de observações registradas junto ao Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul (MMTRIRS), ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ao Movimento Negro Unificado (MNU) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da realização de 38 entrevistas semi-estruturadas. Inserida no âmbito das pesquisas qualitativas, no cruzamento destes movimentos, buscou-se responder à questão central da pesquisa, cujos resultados da investigação são apresentados em quatro capítulos. Conclui-se que as transformações e a crise societária mundiais, a mudança na direção do desenvolvimento brasileiro na década de 90 do século XX e a crise daí decorrente, juntamente com a crise dos referenciais emancipatórios, não foram suficientemente fortes para desconstituir o Campo Democrático e Popular e a concepção de Educação Popular, que se consolidaram na década de 70/80. Valendo-se de uma estratégia de disputa de hegemonia, enquanto Campo, os novos movimentos ganham sentido transformador em torno da construção de um projeto de futuro que parece tomar a forma de um novo projeto para o Brasil. Quanto à concepção de Educação, as novas ênfases acompanham o movimento do Campo e indicam que a ressignificação parece dar-se mais na orientação política do que na metodológica e ter um acento maior na formação técnico-política e humana propriamente.pt_BR
dc.description.abstractWithin the framework of the current world and Brazilian context, this research seeks to comprehend the significance of the new historical moment for the emancipation theory and practice. The main objective is that of contributing to the new significance of the popular education practice, processed from the concept of Popular Education. lt tried to achieve the objective here proposed by answering the following question: What are the political-pedagogical changes that the concept of Popular Education has gone through since the 90's, in the XX century? In order to answer this question, the following theoretical-methodological moves were made: a) Diving into the history of the Modernization Project. b) Diving into the accumulated theory on Education. c) Diving into the empirics through registered observation to the Movement of Rural Working Women in Rio Grande do Sul (MMTR/RS), to the Movement of Landless Workers (MST), to the United Black Movement (MNU) and to the Workers Union (CUT) and also through 38 semistructured interviews. lnserted in the area of qualitative research, coming across with those movements, it was sought to respond to the main question of this research and the results are presented in four chapters. lt was concluded that the world changes and the social crisis, the change in the direction of the Brazilian development in the 90's, in the XX century and the resulting crisis, ali along with the crisis of the emancipation references, were not strong enough to discontinue either the Popular-Democratic Area or the concept of Popular Education, which were consolidated in the 70's and 80's. Using the strategy of the hegemony dispute, as to this area, the new movements are changing the way in which the future project is being built up and it seems to be turning into a new project for Brazil. Regarding the concept of education, new emphases come along with the movement in this area and they indicate that a new significance seems to be more politically than methodologically oriented. lt also seems to be more emphatic on the human, technical-political formation itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleEducação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popularpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000988391pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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