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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorLorenzoni, Fernanda Feuerbornpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:50:48Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200473pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como temática trabalhar com as noções de personal branding, mais especificamente sob o ponto de vista de profissionais autônomos do segmento da maquiagem profissional. Para maior compreensão do tema, além de trabalhar o conceito de personal branding na visão de Peters (1997) e Bender (2009), ao longo do estudo são trabalhados conceitos como branding, marca e marca pessoal, nas perspectivas de Kotler e Keller (2006), Tavares (2008), Perotto (2007), Ritossa (2011), dentre outros. Também são abordados os conceitos de identidade, posicionamento, imagem e reputação de marca, usando de autores como Hall (1999), Baldissera (2007, 2008), Vásquez (2007) e Almeida (2005). O objetivo geral é compreender os sentidos acionados pelos profissionais influenciadores da área da maquiagem, presentes no Intagram, ao personal branding a partir de suas experiências profissionais. Para tanto, buscou-se compreender as características de personal branding; identificar as motivações que levaram os profissionais ao trabalho autônomo; identificar quais estratégias de personal branding são acionadas pelos influenciadores; e investigar o papel do Instagram como ferramenta de gestão de personal branding. A pesquisa utiliza como metodologia a pesquisa de campo, fazendo-se uso da técnica de entrevista em profundidade. Por fim, concluiu-se que todas as profissionais entrevistadas utilizam de estratégias personal branding diariamente na gestão de suas marcas, principalmente através do Instagram, e que consideram a rede e as estratégias fundamentais para atingirem o reconhecimento que possuem hoje. Ainda, concluiu-se que a maioria das entrevistadas nunca contrataram um profissional de comunicação para auxílio na gestão de suas marcas, que estas têm dificuldade em confiar no trabalho exercido por esses profissionais e consideram as mentorias como formato ideal para contratação de um profissional de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThe present study has as its theme to work with notions of personal branding, more specifically from the point of view of autonomous professionals of the segment of professional makeup. For a better understanding of the theme, besides working with the concep of personal branding from the point of view of Peters (1997) and Bender (2009), throughout the research differents concepts are introduced, like branding, brand and personal brand from perspective of diferents authors, like Kotler and Keller (2006), Tavares (2008), Perotto (2007), Ritossa (2011), and others. In the study are also used concepts like idendity, positioning, image and reputation, with help of authors like Hall (1999), Baldissera (2007, 2008), Vásquez (2007) e Almeida (2005). The main objective is to comprehend the senses activated by the influencers of the segment of professional make-up, that are present in Instagram, to personal branding from their professional experiences. In order to do that, the study pursued to comprehend the characteristics of personal branding; identify the motivations that brought the professionas to the autonomous career; identify which personal branding strategies are used by the professionals; and comprehend the role of Instagram as a tool of personal branding. The methodology used was field research, using the in-depth interview technique. Lastly, it was concluded that all the professionals who participated in the study use personal branding strategies daily in the management of their brands, mainly through Instagram, and that they consider Instragam and the strategies fundamental to reach the recognition that they have today. Moreover, it was concluded that most of the interviewees never hired a communication professional to assist in the management of their brands, that the interviewees have difficulty relying on the work of these professionals and that they consider mentoring as the ideal format for hiring a communications professional.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPersonal brandingen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectPersonal branden
dc.subjectMake up artistsen
dc.subjectInstagramen
dc.titleMaquia-me : o personal branding sob a visão de influenciadoras do segmento da maquiagem profissional de Porto Alegre, presentes no Instagram.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101697pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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