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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorReis, Tafarel Bragapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:50:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200452pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é mostrar o impacto das transmissões de partidas de RPG no mercado brasileiro. Como teoria em jogos foi usado o trabalho de Huizinga (2000), a história de Dungeons & Dragons foi baseada no livro de Ewalt (2016). Kotler, Kartajaya e Setiawan (2010) trazem o aspecto de marketing e Ford, Green e Jenkins (2014) situam a questão da produção de parte dos consumidores em novas mídias. A live streaming analisada foi o GruntarTv. Partindo de material analisado segundo a análise de conteúdo de Bardin (1977). Foram quantificados os comportamentos de jogadores e mestre seguindo metodologias de Lankoski e Björk (2015). Concluindo ao final desta pesquisa que o RPG transmitido em live streamings, é visualmente diferente e oferece oportunidade de aproximar editoras e públicos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to show the impact of the transmissions of RPG games in the Brazilian market. As theory in games was used the work of Huizinga (2000), the history of Dungeons & Dragons was based on the book of Ewalt (2016). Kotler, Kartajaya and Setiawan (2010) have the marketing aspect and Ford, Green and Jenkins (2014) situate the issue of consumer production in new media. The live streaming analyzed was GruntarTv. Starting from material analyzed according to the content analysis of Bardin (1977). The behaviors of players and master were quantified following the methodologies of Lankoski and Björk (2015). Concluding at the end of this research that the RPG transmitted in live streamings, is visually different and offers the opportunity to approach publishers and audiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectRPGen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLive streamingen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMarketingen
dc.titleDungeons & Dragons ao vivo: como as live streamings impactam o consumo de RPGpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCruz, Mariana Amaropt_BR
dc.identifier.nrb001101943pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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