Jornalismo de moda em transição: as estratégias discursivas da web utilizadas pela Glamour Brasil em sua versão impressa
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2019Author
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo identificar as estratégias discursivas da web utilizadas pela revista Glamour Brasil em sua versão impressa e analisar como elas são aplicadas na publicação. A base teórica divide-se em quatro capítulos que tratam dos seguintes assuntos: 1) a origem da imprensa feminina e das revistas brasileiras de moda; 2) a especialização do jornalismo de moda; 3) as características discursivas desta editoria especializada; e 4) o surgimento da web 2.0, com seus principais con ...
Este trabalho tem como objetivo identificar as estratégias discursivas da web utilizadas pela revista Glamour Brasil em sua versão impressa e analisar como elas são aplicadas na publicação. A base teórica divide-se em quatro capítulos que tratam dos seguintes assuntos: 1) a origem da imprensa feminina e das revistas brasileiras de moda; 2) a especialização do jornalismo de moda; 3) as características discursivas desta editoria especializada; e 4) o surgimento da web 2.0, com seus principais conceitos e características discursivas aplicadas à moda. A pesquisa apresenta ainda uma descrição da trajetória da Glamour no país. A partir da base metodológica da Análise de Discurso de linha francesa, analisamos cinco edições da Glamour de anos distintos. Nos textos jornalísticos das edições que compõem o corpus, identificamos seis estratégias discursivas da web, sendo elas: utilizar a linguagem da web (E1); utilizar símbolos próprios da web (E2); abordar temáticas da web (E3); utilizar fontes da web (E4); estimular a interação das leitoras nas redes sociais (E5); e direcionar para o site (E6). A partir de um levantamento quantitativo de 957 sequências discursivas que se encaixam em alguma das estratégias, foi possível perceber que a E1 é a mais adotada pela publicação, a fim de compor textos descontraídos e leves – isso acontece porque a revista impressa de moda, desde sua origem, busca a proximidade com a leitora a partir de uma linguagem descontraída, que ganha maior intensidade e informalidade na linguagem da web. Analisamos de forma detalhada 41 sequências discursivas enquadradas nas estratégias levantadas e os resultados refletem que as estratégias discursivas da web compõem o discurso da Glamour Brasil de forma constante. ...
Abstract
In this work, we aimed to identify the discursive Web strategies used by Glamour Brazil magazine and to analyze how they are applied to the printed version of the publication. The theoretical basis is described in four chapters: 1) the feminine press and Brazilian fashion magazines. 2) the specialization of fashion journalism. 3) the discursive characteristics of this specialized editorial. 4) the advent of the web 2.0 with their main concepts and discursive characteristics applied to fashion. ...
In this work, we aimed to identify the discursive Web strategies used by Glamour Brazil magazine and to analyze how they are applied to the printed version of the publication. The theoretical basis is described in four chapters: 1) the feminine press and Brazilian fashion magazines. 2) the specialization of fashion journalism. 3) the discursive characteristics of this specialized editorial. 4) the advent of the web 2.0 with their main concepts and discursive characteristics applied to fashion. The research also presents a description of the trajectory of Glamour magazine in the country. Based on the methodological basis of the French Speech Analysis, we analyzed five Glamour editions of different years. We identified six discursive Web strategies in the publications considered in this work: use the web language (E1); use own web symbols (E2); to approach web themes (E3); to use web sources (E4); to stimulate the interaction of readers in social networks (E5); and redirect the readers to the magazine's Web site (E6). We performed a quantitative analysis based on 957 discursive sentences those fit in at least one of the strategies we identified. We identified that the E1 is the most used by the magazine to create delightful texts. It happens because, since the beginning, the printed version of the magazine seeks proximity with the reader using a light language. In the Web, this kind of language gains intensity and informality. We analyzed 41 discursive sequences that fit into the strategies we are considering. The results show the web discursive strategies are frequently part of the language of Glamour Brazil. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
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