Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLasta, Elisangelapt_BR
dc.contributor.authorLaux, Lauren Cristinept_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:50:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200446pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia consiste na pesquisa acerca das estratégias de branding esportivo no ambiente digital do YouTube. Sendo assim, nosso objetivo geral foi de analisar as estratégias de branding adotadas pela GrêmioTV na estruturação do canal oficial do clube na sua produção de conteúdo. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos evidenciam que o canal do clube de futebol Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense apropria-se da plataforma de vídeos para articular a aproximação com seu público por meio da comunicação centrada nos torcedores gremistas que recorrem ao YouTube para o consumo de vídeos esportivos.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph consists of a research around sports branding strategies within the digital environment of YouTube. Therefore, our general objective was to analyze branding strategies adopted by GrêmioTV when structuring audio-visual content published on the official YouTube channel of the soccer club. In order to do so, we took advantage of the computer-mediated empirical research methodology proposed by Johnson (2010), using the triangulation of techniques which was based on two main methods: covert and non-participatory field observation (JOHNSON, 2010) as well as content analysis (BARDIN, 2011). The results obtained reinforce that the YouTube channel of the soccer club Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense uses the online video platform to articulate an approach to its audience through a kind of communication which is centered on the club’s fans who reach out to YouTube for consuming sports videos.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectSocceren
dc.subjectSports brandingen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectSports marketingen
dc.subjectYouTubeen
dc.subjectDigital environmentsen
dc.subjectAudio-visual communicationen
dc.titleO branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTubept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102222pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples