O mercado da música e a construção da carreira internacional de uma cantora brasileira: uma análise de estratégias comunicacionais e de elementos estéticos
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2019Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta monografia dedica-se à construção da carreira artística, em âmbito internacional, da cantora brasileira Anitta. O foco do estudo é observar a forma como os produtos musicais de Anitta são concebidos e ofertados no contexto de diferentes mercados, em uma época de constantes transformações nos formatos de consumo da música. A fim de entender como a cantora continuamente conquista êxito comercial no mercado e busca por novos públicos consumidores, são analisados os elementos estéticos de seu ...
Esta monografia dedica-se à construção da carreira artística, em âmbito internacional, da cantora brasileira Anitta. O foco do estudo é observar a forma como os produtos musicais de Anitta são concebidos e ofertados no contexto de diferentes mercados, em uma época de constantes transformações nos formatos de consumo da música. A fim de entender como a cantora continuamente conquista êxito comercial no mercado e busca por novos públicos consumidores, são analisados os elementos estéticos de seu trabalho e as estratégias comunicacionais utilizadas para promovê-lo durante sua trajetória artística. Para fundamentar a análise é recuperado o conceito de Indústria Cultural de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, complementado por Edgar Morin. O embasamento sobre mercado vem das ideias de Philip Kotler sobre o marketing na era digital, aplicado ao mercado da música, sendo este descrito por Leonardo Salazar e Michael Herschmann. Para elaborar uma linha do tempo da carreira musical de Anitta faz-se a revisão do conteúdo de blogs e sites de notícias, registros que permitem traçar um paralelo entre a oferta musical e as tendências culturais e mercadológicas na contemporaneidade. Ao final considera-se o sucesso de Anitta como fruto de estratégias seguras e adaptáveis ao perfil de consumo dos seus públicos-alvo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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