Turismo e eventos em notícia: um estudo sobre três importantes eventos da cidade de Gramado/RS sob o prisma do jornalismo
Fecha
2019Autor
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Resumo
Tendo como base noções sobre o uso estratégico dos eventos para promoção de cidades (ALBUQUERQUE, 2004; MONTES, CORIOLANO, 2003), sobre comunicação turística (BALDISERA, 2007; 2008), sobre marca (PEROTTO, 2017), sobre marca-cidade (REIS, 2018) e sobre turismo (RAMOS, COSTA, 2017; CUNHA, 2010), este estudo tem o objetivo geral de verificar como os jornais regionais noticiaram as primeiras edições da Festa das Hortênsias, do Festival de Cinema e do Natal Luz, do município de Gramado/RS. Como obje ...
Tendo como base noções sobre o uso estratégico dos eventos para promoção de cidades (ALBUQUERQUE, 2004; MONTES, CORIOLANO, 2003), sobre comunicação turística (BALDISERA, 2007; 2008), sobre marca (PEROTTO, 2017), sobre marca-cidade (REIS, 2018) e sobre turismo (RAMOS, COSTA, 2017; CUNHA, 2010), este estudo tem o objetivo geral de verificar como os jornais regionais noticiaram as primeiras edições da Festa das Hortênsias, do Festival de Cinema e do Natal Luz, do município de Gramado/RS. Como objeto empírico, elege-se notas e notícias veiculadas em jornais regionais que tratam a respeito das primeiras edições da Festa das Hortênsias, do Festival de Cinema e do Natal Luz, referente ao mês anterior à realização dos eventos e ao mês imediatamente posterior aos mesmos. Como procedimento metodológico, elenca-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com a análise e interpretação a partir de Gil (2008). Como principais resultados evidencia-se que além de apresentar informações gerais sobre os eventos analisados, se faz presente nas notícias aspectos que auxiliaram na construção da marca-cidade de Gramado/RS. ...
Abstract
Based on the concepts of strategic use of events to promote cities (ALBUQUERQUE, 2004; MONTES, CORIOLANO, 2003), on tourist communication (BALDISERA, 2007; 2008), on brand (PEROTTO, 2018), on city branding (REIS, 2018) and on tourism (RAMOS, COSTA, 2017; CUNHA, 2010), this study has the general objective of verifying how the regional newspapers posted the first editions of the Festa das Hortênsias, of the Cinema Festival and of the Natal Luz, from the town of Gramado/RS. As an empirical object, ...
Based on the concepts of strategic use of events to promote cities (ALBUQUERQUE, 2004; MONTES, CORIOLANO, 2003), on tourist communication (BALDISERA, 2007; 2008), on brand (PEROTTO, 2018), on city branding (REIS, 2018) and on tourism (RAMOS, COSTA, 2017; CUNHA, 2010), this study has the general objective of verifying how the regional newspapers posted the first editions of the Festa das Hortênsias, of the Cinema Festival and of the Natal Luz, from the town of Gramado/RS. As an empirical object, notes and news concerning the first editions of the Festa das Hortênsias, of the Cinema Festival and of the Natal Luz which were published in regional newspapers were used, referring to the month before the events and the month right after them. As a methodological procedure, bibliographical research and documental research were used, with the analysis and interpretation based on Gil (2008). As main results, it is evident that, besides presenting general information about the analyzed events, aspects which helped in the construction of the city branding of Gramado/RS were also present in the news. Key ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Comunicación Social (1879)
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