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dc.contributor.advisorAdó, Máximo Daniel Lamelapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Marcela Cristina dapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:49:20Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200327pt_BR
dc.description.abstractEste texto opera com a narrativa ficcional como potência para pensar a formação docente. Entende a ficção enquanto poética de tradução criadora e alarga essa noção para a educação. Deste modo, trabalha a ficção como potência virtual que se atualiza ao criar experimentações no espaço-aula ao criar personagens como interlocutores de questões que permeiam a formação docente. A pesquisa pensa a docência, como uma autocriação, e entende por criação um processo poético, tomando o termo grego poïein, valéryanamente, como um fazer. Deste modo, o criar se dispõem como uma poética e a autocriação como a operação de uma poética de si. Nesse sentido, trabalha com a noção barthesiana de biografema para tratar de didática e currículo, por meio de uma escrita de vida e suas composições docentes. O texto busca aproximar a escrita da didática, para tanto, cria textos que colocam em cena composições da docência. Portanto a pesquisa a partir do conceito de biografema, que lida com a biografia pelo desdobramento barthesiano, assume, por meio de uma operação textual, a concepção de criação docente.pt_BR
dc.description.abstractThis text works with a fictional narrative as potentiality to think regarding the teaching formation. It understands fiction as being a creative and translator poetic form and spreads this concept toward education. Thus, it works with fiction as a virtual potentiality that renews itself through creating experimentations on class-space by creating characters as interlocutors of current questions that surround teaching formation. This study thinks the teaching process as a self-construction and sees construction as a poetics process, taking charge of the greek term poïein, valéryanamente, as doing. In that way, the construct becomes poetics and self-construction as the execution of a self poetic. In that sense, it goes with the barthesian idea of biographeme to deal with didactics and curriculum through the writing of growth and its teaching compositions. The text aims to approximate written from didactics, so it creates writings that put teaching compositions in evidence. Therefore, the research arises from the concept of biographeme, which deals with biographies considering the barthesian deployment, takes on, by a textual operation the conception of teaching construction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiographemesen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEthnographemesen
dc.titleEtnografemas : docências em criaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102991pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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