A representatividade da imagem do surfe brasileiro na mídia impressa entre a década de 1950 até os dias atuais
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente estudo teve como temática e como objetivo geral analisar a representatividade da imagem do surfe brasileiro na mídia impressa de 1950 aos dias atuais. Como objetivos específicos buscou-se identificar o relacionamento da mídia impressa nacional com os surfistas brasileiros, analisar o conteúdo midiático relativo à imagem pública do surfe brasileiro em revistas de alcance nacional (e, quando não houveram, recorreu-se a publicações jornalísticas) e mapear as mudanças de tratamento entre ...
O presente estudo teve como temática e como objetivo geral analisar a representatividade da imagem do surfe brasileiro na mídia impressa de 1950 aos dias atuais. Como objetivos específicos buscou-se identificar o relacionamento da mídia impressa nacional com os surfistas brasileiros, analisar o conteúdo midiático relativo à imagem pública do surfe brasileiro em revistas de alcance nacional (e, quando não houveram, recorreu-se a publicações jornalísticas) e mapear as mudanças de tratamento entre mídia, esporte e exposição da imagem pública dos praticantes do surfe. Do ponto de vista metodológico, além da pesquisa documental, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, especialmente sobre os temas de imagem do surfe, surfe na mídia impressa brasileira, produção midiática no surfe e esporte, mídia e opinião pública. Ao longo do percurso do estudo, foram apresentados para contextualização do objeto, um breve relato histórico do surfe no Brasil e no mundo, trazendo informações sobre o reconhecimento do esporte, da origem milenar, ao longo do tempo e alguns personagens importantes para sua consolidação na sociedade moderna. Sobre as informações obtidas, conclui-se que a imagem pública do surfe brasileiro na mídia impressa traz um cenário onde os praticantes (sejam simpatizantes, amadores ou profissionais) buscam, ainda, retificar e qualificar a imagem – historicamente associada ao ócio e à vadiagem - do esporte perante opinião pública e da sociedade. ...
Abstract
The present study has as theme and general objective to analyze the representation of the image of Brazilian surf in press media from 1950 to 2019. The specific objectives were to identify the relation between Brazilian print media and Brazilian surfers, to analyze press media content related to the public image of Brazilian surf in nationally signed magazines (when none is found, newspaper stories are resorted to) and to map the changes of treatment between media, the sport and exposure of the ...
The present study has as theme and general objective to analyze the representation of the image of Brazilian surf in press media from 1950 to 2019. The specific objectives were to identify the relation between Brazilian print media and Brazilian surfers, to analyze press media content related to the public image of Brazilian surf in nationally signed magazines (when none is found, newspaper stories are resorted to) and to map the changes of treatment between media, the sport and exposure of the public image of surfers. From the methodological point of view, in addition to documentary research, a literature review was carried out, especially on the subjects of the image of surfing, surfing in the Brazilian press media, media production in sports and surfing, media and public opinion. Throughout the course of the study, a brief history of surfing in Brazil and in the world was presented for the contextualization of the object, gathering information about its recognition as a sport, its ancient origin, its development through time and a few important characters for its consolidation in modern society. In face of Taking the information obtained into account, it is concluded that the public image of the Brazilian surf in the press media presents a scenario where practitioners (whether sympathizers, amateurs or professionals) still seek to rectify and qualify the image of the sport - historically associated with idleness and vagrancy - to public opinion and society. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Comunicación Social (1830)
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