Projeto de ponte em arco inferior de concreto armado e protendido sobre o Rio Carreiro ligando os municípios de Dois Lajeados e Cotiporã
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2019Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta uma proposta de projeto estrutural para uma ponte que divide os municípios de Dois Lajeados e Cotiporã, no interior do estado do Rio Grande do Sul. O presente projeto visa expor uma solução para o problema de enchente causada na região em períodos chuvosos, que inviabiliza a travessia pela ponte já existente. Além de corrigir o problema de fluxo da atual ponte, já que a mesma possui largura suficiente para a passagem de apenas um veículo e um pequeno acostamento desprote ...
Este trabalho apresenta uma proposta de projeto estrutural para uma ponte que divide os municípios de Dois Lajeados e Cotiporã, no interior do estado do Rio Grande do Sul. O presente projeto visa expor uma solução para o problema de enchente causada na região em períodos chuvosos, que inviabiliza a travessia pela ponte já existente. Além de corrigir o problema de fluxo da atual ponte, já que a mesma possui largura suficiente para a passagem de apenas um veículo e um pequeno acostamento desprotegido para trânsito de pedestres. A proposta caracteriza-se por ser uma ponte em arco inferior, formado por dois arcos de concreto, contraventados por uma treliça metálica. Ao longo dos arcos engastam-se pilares intermediários que, junto com a chave e mais dois pilares fora dos arcos, sustentam a superestrutura. Na superestrutura, as lajes são concretadas no local, tendo pré-lajes como fôrma, engastadas nas longarinas. As longarinas são em elementos pré-fabricados e transmitem os esforços através de aparelhos de apoio de neoprene fretado sobre pórticos, engastados nos pilares. A determinação dos esforços foi feita através de análise computacional pelo software SAP2000 versão 20.0.2, programa de análise estrutural pelo método de elementos finitos. Após a entrada de dados do modelo global, compreendida em determinação dos materiais empregados, seções dos elementos, modelagem gráfica, determinação das cargas permanente, móvel e variável e seus coeficientes de majoração. O programa retorna as solicitações em cada elemento para cada combinação de esforços aplicado. Utilizando os resultados mais desfavoráveis possível foi feito o dimensionamento dos elementos da ponte. Atendendo as novas diretrizes do Departamento de Engenharia Civil a presente obra não segue mais a formatação de monografia, até então utilizada como padrão para trabalhos de conclusão, e sim a forma alternativa de apresentação de projeto norteada, para este caso específico, pela ABNT NBR 7187/2003. Sendo entregue um volume contendo o Memorial de Cálculo e os desenhos técnicos necessários. Os elementos básicos como levantamentos topográficos, dados geológicos, geotécnicos e hidrológicos não foram apresentados tendo suas características qualitativas e quantitativas estimadas apenas para os fins acadêmicos aos quais destinam-se este trabalho. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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