Show simple item record

dc.contributor.advisorMichel, Fernando Dutrapt_BR
dc.contributor.authorPfitscher, Fernando da Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T03:47:07Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200192pt_BR
dc.description.abstract“era do compartilhamento” em que hoje vivemos está alterando rapidamente a forma como nos deslocamos nas cidades. Uma tendência observada a nível global é o declínio de passageiros transportados nos sistemas de ônibus, apesar da crescente população mundial. Logo, as agências de transporte devem estar atentas a essas mudanças e conhecer a demanda por serviços de transporte público para garantir sua sustentabilidade. Os milhares de dados gerados por sistemas de GPS e bilhetagem eletrônica oferecem uma oportunidade de alta praticidade e baixo custo marginal para a realização de pesquisas origem-destino embarcadas. Neste trabalho, tais dados são utilizados para a determinação de matrizes origem-destino e do carregamento de uma linha de ônibus da cidade de Guaíba (RS), em cinco dias úteis do mês de março de 2019. Os resultados gerados foram muito satisfatórios, obtendo-se uma taxa de média de 71% de destinos determinados. Tanto a distribuição dos pares nas matrizes origem-destino quanto os carregamentos críticos das viagens apresentaram comportamento semelhante em todos os dias analisados. Espera-se que a metodologia aqui aplicada possa ser posta em prática em todo o sistema e torne o planejamento de transportes mais eficiente.pt_BR
dc.description.abstractThe "age of sharing" we are living in today is rapidly changing the way we move in the cities. A trend observed globally is the decline of passengers transported in bus systems, despite the growing world population. Therefore, transportation agencies must be aware of these changes and know the demand for public transportation services to ensure their sustainability. The thousands of data generated by GPS systems and automatic fare collection offer an opportunity of high practicality and low marginal cost to carry out on-board origin-destination surveys. In this work, such data are used to the determination of origin-destination matrices and passenger load of a bus line from the city of Guaíba (RS), in five working days of March, 2019. The generated results were very satisfactory, an average rate of 71% of destinations was determined. Both the distribution of the pairs in the origin-destination matrices and the critical loads of the trips presented similar behavior in all analyzed days. It is hoped that the methodology applied here can be implemented throughout the system and make transportation planning more efficient.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOn-board origin-destination surveyen
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectOrigin-destination matrixen
dc.subjectPassenger loaden
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectPublic transportationen
dc.titleCriação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103020pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record