Levantado do chão como romance fundador na obra de José Saramago
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Date
2019Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo tem como objetivo analisar como o romance Levantado do Chão, de José Saramago, constitui-se um romance fundador da obra do autor, a partir de três diretrizes: a metaficção historiográfica, a representação feminina e a intertextualidade. Os romances Memorial do Convento, Ensaio sobre a cegueira e O Evangelho segundo Jesus Cristo são analisados para dar sustentação às diretrizes escolhidas. Propomo-nos a averiguar através de qual modo o autor ressignifica a história portuguesa, constr ...
Este estudo tem como objetivo analisar como o romance Levantado do Chão, de José Saramago, constitui-se um romance fundador da obra do autor, a partir de três diretrizes: a metaficção historiográfica, a representação feminina e a intertextualidade. Os romances Memorial do Convento, Ensaio sobre a cegueira e O Evangelho segundo Jesus Cristo são analisados para dar sustentação às diretrizes escolhidas. Propomo-nos a averiguar através de qual modo o autor ressignifica a história portuguesa, constrói as personagens femininas e apropria-se de elementos da cultura popular e outros discursos. Tratando-se de obras que possuem um viés crítico forte, evidenciamos o caráter problematizador e questionador da obra saramaguiana. ...
Abstract
This study aims to analyze how the novel Levantado do Chão, by José Saramago, constitutes a founding novel of the author's work, based on three directives: historiographic metafiction, female representation and intertextuality. The novels Memorial do Convento, Ensaio sobre a cegueira and O Evangelho segundo Jesus Cristo are analyzed to support the chosen guidelines. We propose to find out in what way the author re-signifies Portuguese history, builds the female characters and how he appropriate ...
This study aims to analyze how the novel Levantado do Chão, by José Saramago, constitutes a founding novel of the author's work, based on three directives: historiographic metafiction, female representation and intertextuality. The novels Memorial do Convento, Ensaio sobre a cegueira and O Evangelho segundo Jesus Cristo are analyzed to support the chosen guidelines. We propose to find out in what way the author re-signifies Portuguese history, builds the female characters and how he appropriates elements of popular culture and other discourses. Since these works have a strong critical bias, we highlight the problematizing and questioning character of the Saramaguian work. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
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