Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
Visualizar/abrir
Data
2005Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo trata da validação, para uso no Brasil, de um instrumento para a avaliação da competência emocional em grupos. O conhecimento é criado e expandido através de interações sociais, onde a administração eficaz das emoções é essencial para o desempenho do grupo. Assim, aumenta a necessidade de compreensão dos fatores que facilitam e dificultam o trabalho em equipe, possibilitando intervenções que visem a alteração de baixos desempenhos. Realizou-se uma survey com 191 respondentes de 34 g ...
Este artigo trata da validação, para uso no Brasil, de um instrumento para a avaliação da competência emocional em grupos. O conhecimento é criado e expandido através de interações sociais, onde a administração eficaz das emoções é essencial para o desempenho do grupo. Assim, aumenta a necessidade de compreensão dos fatores que facilitam e dificultam o trabalho em equipe, possibilitando intervenções que visem a alteração de baixos desempenhos. Realizou-se uma survey com 191 respondentes de 34 grupos em organizações de Porto Alegre e região metropolitana. Verificam-se carências nas competências Criação de recursos para trabalhar com a emoção, Confronto dos membros que rompem as normas e Compreensão organizacional; destacam-se positivamente Solução pró-ativa de problemas, Criação de relações externas e Criação de um ambiente afirmativo. Ratificam-se cinco das seis dimensões do construto original, sendo que duas delas constituíram uma única. Comparam-se os grupos com maiores e menores escores e resultados obtidos no Brasil e nos EUA. O instrumento validado poderá ser utilizado para futuras investigações. ...
Contido em
REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 45, vol. 11, n. 3 (maio./jun. 2005), documento eletrônico
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License