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dc.contributor.advisorFranzói, Naira Lisboapt_BR
dc.contributor.authorLeal, Divane Floreni Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T03:49:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200134pt_BR
dc.description.abstractVivemos tempos de mudanças cada vez mais rápidas que afetam os modos de viver e as relações sociais, os sujeitos são convocados a atender demandas constantes de reinvenção de si, de adaptação a novos contextos e novas exigências. É preciso (re) inventar-se a todo o momento. Neste cenário, este estudo teve como foco conhecer a importância atribuída pelos trabalhadores-estudantes do Proeja do IFRS Campus Restinga aos seus respectivos cursos. O objetivo geral do trabalho foi proporcionar condições para que possam emergir as experiências vividas pelos trabalhadores-estudantes em seus percursos formativos no Proeja do IFRS Campus Restinga, propor aos mesmos uma reflexão crítica sobre elas, criando a possibilidade de ressignificá-las, de maneira que contribuam para os respectivos projetos de si. A estratégia adotada foi a pesquisa-formação, baseada na produção de narrativas autobiográficas, norteadas pela memória de formação (biografias educativas). Os dados do corpus do trabalho foram produzidos através do ateliê biográfico de projeto de si – ABPS, assim denominado por mim, inspirado em Delory-Momberger (2006, 2008) e em Passeggi (2006, 2011). A análise foi feita através da análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2016), a partir da qual emergiram três categorias finais: 1) Os sujeitos da formação: chegar e permanecer; 2) Os sujeitos equilibrando a vida: desafios e persistência; e 3) Os sujeitos em projeto: movimentos para o projeto de si.A proposta do ateliê biográfico de projeto de si apresenta-se como um dos resultados da pesquisa-formação, na medida em que se caracteriza por uma ferramenta que poderá ser utilizada tanto para a produção de dados para pesquisas autobiográficas como para a formação dos sujeitos participantes. Os achados da pesquisa-formação permitem afirmar que a prática das narrativas autobiográficas, associada à reflexividade biográfica, favoreceu o processo de ressignificação das experiências educativas dos trabalhadores-estudantes, promovendo aprendizados que impulsionaram os respectivos projetos de si.pt_BR
dc.description.abstractWe are living in times of increasingly rapid changes that affect ways of living and social relations, subjects are summoned to attend constant demands of reinventing themselves, of adapting to new contexts and new demands. It is necessary to (re)invent ourselves at all times. In this scenario, this study focused on knowing the importance attributed by the worker-students of Proeja of the IFRS Campus Restinga to their respective courses. The general objective of the work was to provide conditions so that the experiences lived by the worker-students can emerge in their formative journeys in the Proeja of the IFRS Campus Restinga, propose a critical reflection on them, creating the possibility of re-significating them, in a way that they contribute to the respective self-projects. The strategy adopted was the research-training, based on the production of autobiographical narratives, guided by the memory of training (educational biographies). The data from the corpus of the work were produced through the biographical atelier of self projects - BASP, so called by me, inspired by Delory-Momberger (2006, 2008) and Passeggi (2006, 2011). The analysis was performed through discursive textual analysis (Moraes and Galiazzi, 2016), from which three final categories emerged: 1) The subjects of training: to arrive and stay; 2) The subjects balancing life: challenges and persistence; and 3) The subjects in project: movements for the self-project. The proposal of the biographical atelier of self projects is one of the results of research-training, as it is characterized by a tool that can be used for the production of data for autobiographical research as well as for the formation of the participating subjects. The findings of the research-training allow us to affirm that the practice of autobiographical narratives, associated with the biographical reflexivity, favored the process of re-signification of the educational experiences of worker-students, promoting learning that drove the respective self-projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAutobiographical narrativesen
dc.subjectBiographical atelier of projectsen
dc.subjectNarrativas pessoaispt_BR
dc.subjectReflective groupsen
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectSelf-projectsen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAteliês biográficos com trabalhadores-estudantes do Proeja acolhimento, formação e projetos de sipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001102394pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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