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dc.contributor.advisorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorMachado, Rodrigo Prestespt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T03:47:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200088pt_BR
dc.description.abstractAtualmente vive-se em uma sociedade em rede na qual a informação é o principal ativo econômico e social. A interação e a interdependência positiva, elementos estruturantes de atividades cooperativas mediadas por computador são fundamentais para o desenvolvimento de competências cognitivas, interpessoais e intrapessoais. Práticas cooperativas mediadas por dispositivos tecnológicos devem levar em consideração diferentes perfis de usuários. A análise de sistemas Web síncronos, Google Docs e Word Online, evidenciaram fragilidades na acessibilidade e nas possibilidades de interação de pessoas com deficiência visual, ao revelar lacunas quanto à implementação de recursos de percepção sonora. Esses resultados, conduziram a proposição do objetivo deste estudo, analisar os limites e as possibilidades do uso de elementos de suporte à percepção sonora em sistemas Web síncronos como dispositivos de inserção de pessoas com deficiência visual em ações cooperativas. Visando validar os dispositivos tecnológicos e analisar a interação de sujeitos com deficiência visual foram desenvolvidos sistema Web de bate-papo e ferramenta de escrita cooperativa ambos com suporte à percepção sonora. Protocolos de pesquisa, complementados por entrevistas semiestruturadas, mapearam os dados de interação de cinco sujeitos com deficiência visual nos sistemas implementados, analisados por meio de categorias previamente estabelecidas: percepção no espaço de trabalho e cooperação. A análise e discussão de resultados revelou que o consorciamento dos elementos de percepção sonoro e as estratégias de navegabilidade tornaram os sistemas acessíveis e potencializaram a ação cooperativa de participantes com deficiência visual. A base conceitual utilizada, os sistemas desenvolvidos e a discussão dos resultados, disponibilizam um conjunto de informações relevantes para a qualificação e garantia de equidade em sistemas Web síncronos, estabelecendo as condições de possibilidade para novos estudos, visando um maior aprofundamento desse campo de conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractWe live in a network society information is the main economic and social asset. Interaction and positive interdependence, elements for cooperative computer activities are fundamental for the development of cognitive, interpersonal and intrapersonal skills. Computer-mediated cooperative practices should consider different user profiles. The analysis of synchronous Web systems, Google Docs and Word Online, showed weaknesses in the accessibility and possibilities of interaction of visually impaired users, revealing issues in the development of sound awareness features. These results led to the aim of this study, to analyze the limits and possibilities of the use of elements to support sound awareness in synchronous Web systems as tools for the insertion of visually impaired users in cooperative activities. In order to analyze the interaction of visually impaired subjects and validate the technological resources, a Web chat system and a cooperative writing tool were developed with support of sound awareness. Research protocols, complemented by semistructured interviews, mapping the interaction data of visually impaired users in the implemented systems were analyzed through previous categories: awareness in the workspace and cooperation. The analysis and discussion of results revealed that the elements of sound awareness and the navigability strategies made the systems accessible and enhanced the cooperative activities of visually impaired participants. The conceptual basis used, the systems developed, and the discussion of the results, provided a set of relevant information to qualify the equity participation of visually impaired users in synchronous Web systems, establishing the conditions for further studies, aiming a deep understanding of this area of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectAwarenessen
dc.subjectCooperationen
dc.subjectCegopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectPeople with visual impaireden
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSynchronous Web systemsen
dc.titlePercepção sonora : discutindo os limites e as possibilidades de interação e de interdependência positiva de pessoas com deficiência visual em sistemas Web síncronospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.identifier.nrb001102383pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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