Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de inglês como língua adicional : uma (re)proposta de unidade didática com vídeos
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Inglesa que tenha a produção de vídeos como eixo temático. Tendo como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal, a unidade didática proposta envolve uma breve discussão sobre conhecimentos de Língua Adicional, visualização de vídeos e termos técnicos vinculados ao uso e produção dos mesmos. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto f ...
O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Inglesa que tenha a produção de vídeos como eixo temático. Tendo como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal, a unidade didática proposta envolve uma breve discussão sobre conhecimentos de Língua Adicional, visualização de vídeos e termos técnicos vinculados ao uso e produção dos mesmos. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva de Joan Ferrés (1996) sobre Vídeo e Educação, as diretrizes sobre o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) dos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e os conceitos de aprendizagem colaborativa de Schlatter e Garcez (2012). Espera-se que a proposta de projeto desenvolvida possa ser um recurso para professores que busquem trabalhar com a produção de vídeos em sala de aula de Língua Inglesa. ...
Abstract
The present study aims to propose a project to be applied in English Languages classes to teenagers using video production as its thematic core. Thought for students of a first year of High School in a public school as target audience, the didactic unity entwines a short discussion regarding Additional Language knowledge, video watching and technical terminology related to its uses and production. The theoretical basis used in this project was Joan Ferrés's perspective over Videos and Education ...
The present study aims to propose a project to be applied in English Languages classes to teenagers using video production as its thematic core. Thought for students of a first year of High School in a public school as target audience, the didactic unity entwines a short discussion regarding Additional Language knowledge, video watching and technical terminology related to its uses and production. The theoretical basis used in this project was Joan Ferrés's perspective over Videos and Education (1996), the guidelines concerning LEM from Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) and the concepts of collaborative learning from Schlatter and Garcez (2012). There is an expectation that this proposition can be seen as an asset to teachers willing to work with video production in English classes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1237)
Este item está licenciado na Creative Commons License