Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMehlecke, Querte Teresinha Conzipt_BR
dc.contributor.authorLeal, Daniele Guimarães Donattipt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200011pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho acadêmico tem como temática “Educação Infantil: O cinema como aliado na construção do conhecimento”. Desta maneira, ampliou-se tal análise com a práxis do dia a dia em uma escola de ensino particular de educação infantil da cidade de Bagé/RS. A partir deste cenário, apresentou-se uma visão sócio histórica da construção do conhecimento a respeito do cinema, ou seja, se buscou conhecer o início do cinema para aliar tal ferramenta como mediadora do conhecimento e do desenvolvimento biopsicossocial de todos os envolvidos neste processo. O cinema foi utilizado como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem pois se percebe que o mesmo é/foi de fundamental importância para o desenvolvimento de consciências críticas e de formações ideológicas a respeito dos meios políticos/socias onde se estão inseridos. Buscou-se informações em fontes de consulta bibliográfica pertinentes ao assunto foco e foram o pilar principal para o desenvolvimento deste contributo, onde destacam-se os principais autores deste estudo: Piaget, Vygotsky e Freire. A identificação e escolha de tipo de pesquisa se constituiu principalmente, pela abordagem qualitativa, com entrevista estruturada com professores pois além dela ser mais utilizada e necessária nas ciências sociais, o pesquisador ainda participa, compreende e interpreta os dados, assim o mesmo é o instrumento principal, permitindo ao investigado uma maior participação, apropriação do processo e dos resultados obtidos, tornando-se coautores do processo de construção de conhecimento. De acordo com as pesquisas realizadas para construção deste trabalho de conclusão de curso, pode-se perceber que o processo ensinoaprendizagem é dialético e dialógico na medida em que se constrói complexamente entre os agentes de interação social ao ambiente educacional tornando assim, o conhecimento como construção. No tocante a transdisciplinaridade foi de fundamental importância a re/significação da mesma, pois com a utilização do cinema como ferramenta mediadora do processo ensino-aprendizagem se percebeu claramente a importância/necessidade de se lançar mão deste tipo de ferramenta contemporânea e atemporal.pt_BR
dc.description.abstractThis academic work has as its theme "Children's Education: Cinema as an ally in the construction of knowledge". In this way, this analysis was broadened with day-to-day praxis in a private elementary school of the city of Bagé / RS. From this scenario, a historical and socio-historical view of the construction of knowledge about cinema was presented, that is, if one sought to know the beginning of cinema to ally such a tool as a mediator of knowledge and biopsychosocial development of all those involved in this process. The cinema was used as a mediating tool of the teaching-learning process because it is perceived that it is / was of fundamental importance for the development of critical consciences and ideological formations regarding the political means / partners where they are inserted. We sought information on bibliographic reference sources pertinent to the subject focus and were the main pillar for the development of this contribution, in which the main authors of this study are highlighted: Piaget, Vygotsky and Freire. The identification and choice of type of research was mainly constituted by the qualitative approach, since it is more used and necessary in the social sciences, the researcher still participates, understands and interprets the data, so it is the main instrument, allowing the investigated a greater participation, appropriation of the process and the results obtained, becoming co-authors of the process of knowledge construction. According to the researches carried out to construct this work of course completion, it can be seen that the teaching-learning process is dialectical and dialogical in that it is constructed in a complex way among the agents of social interaction to the educational environment, thus making knowledge like construction. Regarding transdisciplinarity, it was of fundamental importance to re-signification of the same, because with the use of cinema as a mediating tool of the teaching-learning process, one clearly perceived the importance / need to use this type of contemporary and timeless tool.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectKnowledge constructionen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMovie theateren
dc.titleEducação Infantil : o cinema como aliado na construção do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeChildren education : the cinema as ally in the construction of knowledgeen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102579pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples