Listar Tesis de Doctorado y Maestría presentadas en UFRGS por tema "Publicidade"
Mostrando ítems 1-20 de 36
-
A alma do negócio : um estudo antropológico sobre o uso da pesquisa de mercado na publicidade
(1989) [Tesis de maestría]O objetivo deste estudo foi o de investigar a prática da pesquisa de mercado no âmbito da atividade publicitária. Ele foi baseado em um trabalho etnográfico realizado no interior de duas agências de publicidade localizadas ... -
Apropriação por crianças da publicidade em canais de youtubers brasileiros : a promoção do consumo no Youtube através da publicidade de experiência
(2018) [Tesis]As crianças são consideradas "nativas digitais" de acordo com Prensky (2001) e Palfrey e Gasser (2008), ou seja, já nascem no contexto digital e falam naturalmente a linguagem do smartphone, dos tablets e do computador de ... -
Arquigrafias : o edifício e o lugar como suporte gráfico
(2006) [Tesis de maestría]Este trabalho, ao investigar o edifício e o lugar como suportes de manifestações gráficas, tem por objetivo avaliar, a partir de pesquisa iconográfica, o papel comunicacional que determinados edifícios e lugares urbanos ... -
A articulação da publicidade com o mundo social : a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de recepção
(2005) [Tesis de maestría]A publicidade, entendida como um processo comunicativo constitutivo de certas práticas culturais, é o tema deste estudo, que propõe uma abordagem alternativa que complemente as perspectivas dicotômicas de algumas pesquisas ... -
BCI é daqui ou está aqui? : uma etnografia da recepção da publicidade do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) veiculada nas televisões, rádios e nos outdoors em Moçambique
(2015) [Tesis de maestría]A presente pesquisa é uma etnografia da recepção da publicidade do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) exibida em espaços comerciais de televisão, rádio e outdoors em Moçambique a partir do ponto de vista dos clientes ... -
Beleza, sedução e juventude : a Revista do Globo ensinando feminilidade
(2002) [Tesis de maestría]Esta dissertação trata de representações de feminilidade articuladas com três atributos - beleza, sedução e juventude -, tradicionalmente atribuídas às mulheres, sob uma perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, ... -
Biopolíticas de HIV/AIDS no Brasil : uma análise dos anúncios televisivos das campanhas oficiais de prevenção : 1986-2000
(2002) [Tesis]Esta tese analisa um conjunto de anúncios televisivos das campanhas oficiais de prevenção ao HIV/AIDS, entre os anos de 1986 e 2000, sob a inspiração teórica dos estudos culturais em educação e dos estudos acerca da ... -
Campanhas publicitárias 'vendendo saúde' : discurso 'científico' e consumo construindo modelos de visa saudável
(2009) [Tesis de maestría]Contemporaneamente, no mundo midiatizado, pode-se afirmar que campanhas publicitárias, de certa forma, educam, regulam e disciplinam determinados modos de 'vida saudável', podendo ser entendidas como uma pedagogia cultural. ... -
Comunicação organizacional e ethos discursivo : representações de infância em anúncios de bancos veiculados na revista Veja (1968-2011)
(2013) [Tesis de maestría]Na perspectiva da comunicação organizacional, a publicidade apresenta-se como meio profícuo para que as organizações atualizem os seus discursos e falem de si para os públicos de forma estratégica. Nessa direção, o acionamento ... -
Comunicação organizacional e (in)sustentabilidade : discurso, estratégias e efeitos de sentidos em anúncios impressos
(2017) [Tesis]A sustentabilidade, como um valor discursivo do contemporâneo, tem emprestado legitimidade ao discurso das organizações na publicidade. Sob esse prisma, tivemos como objetivo compreender os processos discursivos que conduzem ... -
O conceito de liberdade de imprensa ou de liberdade de comunicação pública na Filosofia do Direito de G.W.F. Hegel
(2012) [Tesis]Na tese, estuda-se o conceito hegeliano de liberdade de imprensa ou de liberdade da comunicação pública, junto com os conceitos de publicidade, de cultura e de diversidade, em vista da apresentação e da análise crítica de ... -
Consumo midiático de televisão e recepção do fluxo publicitário televisivo pelo público idoso
(2018) [Tesis de maestría]Esta pesquisa tem como objetivo compreender o consumo midiático da televisão e a recepção do fluxo publicitário televisivo pelo idoso. No âmbito teórico aborda-se a comunicação e a cultura via Estudos Culturais, valendo-se, ... -
Diálogo de traços : etnografia dos praticantes de apropriações visuais do espaço urbano em Porto Alegre
(2008) [Tesis de maestría]Esta etnografia, apoiada nas inserções exploratórias da pesquisa de campo, recusa certa fronteira pré-estabelecida entre graffiti e pichação (forjada mediante a suposta supremacia estética e moral do primeiro com relação ... -
E aí, galerinha? relação das crianças com a publicidade realizada por influenciadores digitais no Instagram
(2021) [Tesis de maestría]Os influenciadores digitais (criadores de conteúdo), profissão que surgiu recentemente com o avanço da internet e das redes sociais, conquistaram um status de celebridade em nossa sociedade, reunindo milhões de seguidores ... -
A e-campanha para a prefeitura de Porto Alegre : as estratégias persuasivas de José Fogaça e Raul Pont no segundo turno de 2004
(2006) [Tesis de maestría]Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as estratégias políticas empregadas na campanha eleitoral na Internet pelos candidatos José Fogaça (PPS/PTB) e Raul Pont (Frente Popular), no segundo turno das eleições para a ... -
Estéticas audiovisuais na redemocratização Argentina : símbolos entre publicidade e cinema na obra de Eliseo Subiela
(2018) [Tesis de maestría]Nesta dissertação, estudamos o encantamento das estéticas audiovisuais cinematográficas e publicitárias de Eliseo Subiela a fim de averiguar a ideia de realidade que elas ajudam a construir. Buscamos entender as propostas ... -
Um estudo da configuração de campanhas de publicidade digital : variáveis que afetam a taxa de cliques
(2017) [Tesis de maestría]Esta dissertação visa identificar as variáveis que possuem maior influência sobre os resultados de campanhas de publicidade digital. Para levantar possíveis variáveis que interferem na taxa de cliques (click-through rate) ... -
Identidades de gênero e propagandas televisivas : um estudo no contexto da educação infantil
(2005) [Tesis de maestría]O principal objetivo desta Dissertação é investigar de que forma as crianças de uma escola pública de Educação Infantil (5‐6 anos) da grande Porto Alegre entendem as questões de gênero presentes no seu cotidiano. Para ... -
Impressões de um corpo conectado : modos de governo que se produzem a partir de incitamentos publicitários à conexão digital
(2013) [Tesis de maestría]A partir das impressões de um corpo conectado em diversos aspectos e intensidades, o presente estudo visa problematizar o modo como estamos sendo incitados, através da publicidade, a constituir uma vida melhor vivida porque ... -
Mais leões, menos zebras : mapeamento de caminhos criativos dos ganhadores da área films do Cannes Lions Festival de 2002 a 2011
(2012) [Tesis de maestría]O Cannes Lions Festival é o mais célebre festival mundial de publicidade, responsável por ditar tendências de mercado e consagrar profissionais e agências ganhadores de seus prêmios, os Leões. A área Films, para a qual se ...