Mostrar el registro sencillo del ítem
A base nacional comum currícular e o plano nacional de educação : documentos e programas alinhados às tecnologias na escola
dc.contributor.advisor | Amaral, Caroline Bohrer do | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosso, Debora Cristina Costa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T03:45:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199969 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visou o estudo e a análise das orientações previstas em documentos oficiais no que tange à tecnologia voltada para a escola pública, para relacionar o fomento da TIC nas rotinas pedagógicas, com o intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Os documentos que nortearam a pesquisa bibliográfica foram o da Base Nacional Comum Curricular, do Plano Nacional de Educação 2014/2024, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional e do Núcleo de Tecnologia Educacional, todos oriundos do Ministério da Educação, com características específicas de ações junto à escola e que através da análise, se mostraram colaborativos em conjunto para o consumo de TIC na escola, se empenhando através de exigência de competências e habilidades, de metas e estratégias, de disposição dos laboratórios e por fim, na formação dos professores na construção pedagógica de aplicação de recursos de tecnologia na prática da escola pública estadual. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aimed at the study and analysis of the guidelines provided in official documents regarding the technology directed to the public school, to relate the promotion of ICT in the pedagogical routines, with the purpose of contributing to the teaching and learning process. The documents that guided the bibliographic research were the National Curricular Common Base, the National Education Plan 2014/2024, the National Educational Technology Program and the Educational Technology Center, all of them from the Ministry of Education, with specific characteristics of actions together to the school and that through the analysis, have shown themselves collaborative together for the consumption of ICT in the school, working through the requirement of skills and abilities, goals and strategies, the provision of laboratories and, finally, teacher training in construction application of technology resources in the practice of the state public school. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Technology digital | en |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | en |
dc.subject | Plano nacional de educação : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Legislation of the National Curricular Common Base | en |
dc.title | A base nacional comum currícular e o plano nacional de educação : documentos e programas alinhados às tecnologias na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102592 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
Ciencias Humanas (1949)