Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Caroline Bohrer dopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Dienifer Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199943pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta uma pesquisa que trata sobre o uso de um recurso tecnológico, o blog, como um aliado na hora da produção textual em uma classe de segundo ano do ensino médio de Educação de Jovens e Adultos. Realizou-se o projeto pedagógico com os alunos trabalhando em grupos, a escrita foi motivada por textos que a professora propôs, a produção textual foi coletiva e o blog foi acessado do celular dos alunos o que fez com que esse momento da escrita fosse um momento muito mais atrativo para os alunos. Um estudo de caso, a pesquisa qualitativa e o questionário foram utilizados para saber o quê os alunos acharam dessa experiência. Muitos relatam que foi uma nova forma de escrever e que a ferramenta os ajudou na hora da ortografia, mas poucos alunos tinham domínio da ferramenta utilizada. Conclui-se que aulas diferenciadas são possíveis em todos os lugares e que utilizar a internet como uma forma de inclusão sempre é uma boa dica além do trabalho em grupo que proporciona novos debates e maior troca de saberes entre os alunos. Percebeu-se que além de contribuir para a produção, o blog ainda incentivou os alunos a escrever melhor, a debaterem em grupos e os entusiasmou a produzirem textos de suas autorias. Servindo assim para outras pesquisas nesse campo onde tantos assuntos podem ser estudados e pesquisados.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a research that talks about the use of new technologies, the blog, as an ally at the time of textual production. Thus making this moment of writing a much more attractive time for students. A qualitative research will be used to know what the students found of this experience. Many report that it was a new way of writing and that the tool helped them at the time of spelling. It concludes that differentiated classes are possible everywhere and that using the internet as a form of inclusion is always a good tip. It was realized that in addition to contributing to the production, the blog still encouraged students to write better, to debate in groups and enthusiastic to produce texts of their authorship. Serving as such for other research in this field where so many subjects can be studied and researched.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectText productionen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectBlogen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectYoung and adult educationen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.titleBlog para produção textual : um estudo de caso em uma classe de EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102697pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples