Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHusemann, Ronaldopt_BR
dc.contributor.authorZambrzycki, Solange do Rosário Pedrosopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199938pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo e espaços físicos fixos abrindo um leque de negociações com as atividades cotidianas de qualquer profissional. Pretende-se uma demonstração e análise dos pontos positivos e negativos, das estratégias de ensino utilizadas na educação à distância, dentro da construção contemporânea, que constituem o processo de ensino e aprendizagem nesta forma de promover educação. Para finalizar, uma verificação mais minuciosa das competências da tutoria, função, esta, fundamental para uma efetiva construção de aprendizagem com autonomia, cooperação e colaboração. Chega-se ao cômputo de que são necessárias algumas transformações em torno das metodologias de ensino que promovam significatividade para uma aprendizagem autônoma, cooperativa e colaborativa, elevando-se assim a qualidade do processo educativo nesta modalidade de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis work refers to a reflexive analysis of a bibliographic and documental and investigative research of Distance Education with all its own, inherent and characteristic. After observing the history built by Distance Education, it will stop in the contemporary context where the modality gains strenght and attractiveness due to the information and communication technologies provided by the internet, which allows the pedagogical doing and learning independent of time and time fixed physical spaces opening a range of negotiations with the daily activities of any professional. It is intended a demonstration and analysis of the positive and negative points, the teaching strategies used in distance education, within the contemporary construction, which constitute the process of teaching and learning in this way of promoting education. To conclude, a more detailed verification of the competences of the tutorial, function, is fundamental for an effective construction of learning with autonomy, cooperation and collaboration. The conclusion is that some changes are needed around teaching methodologies that promote significance for autonomous, cooperative learning, thus raising the quality of the educational process in this type of teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectStrategiesen
dc.subjectSkills of Tutoringen
dc.titleEducação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102833pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples