Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
Fecha
2018Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho apresenta uma ação-prática com uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre de Ensino Básico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo central de familiarizar imigrantes digitais com o uso do mouse e do teclado, uma vez que o manuseio de instrumentos digitais costuma ser difícil para esta modalidade. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os alunos frequentes de uma turma de alfabet ...
Este trabalho apresenta uma ação-prática com uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre de Ensino Básico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo central de familiarizar imigrantes digitais com o uso do mouse e do teclado, uma vez que o manuseio de instrumentos digitais costuma ser difícil para esta modalidade. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os alunos frequentes de uma turma de alfabetização da escola citada. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com aplicação da parte prática na desmontagem de mouse e teclados, buscando o reconhecimento de sua arquitetura básica como estratégia para superar o receio de uso desses instrumentos. Também buscou-se ampliação do vocabulário relacionado com tecnologias digitais básicas através de atividades pedagógicas de alfabetização relacionadas a esses instrumentos componentes dos mesmos com recurso concreto. Foi possível constatar que houve diminuição da perda de medo em manusear o teclado e o mouse e ocorreu motivação para que os sujeitos da pesquisa buscassem utilizar a informática no seu cotidiano, inclusive na escola para a possibilidade de uso do laboratório de Informática, cuja existência na escola os mesmos desconheciam. ...
Abstract
This work presents an action research with a literacy class of the Education of Young and Adults (EJA in Brazilian Portuguese) of a Basic Education State School in the metropolitan region of Porto Alegre from the Government of Rio Grande do Sul State with the main objective of familiarizing digital immigrants with the use of the computer mouse and keyboard, once the handling of digital instruments is often difficult for the EJA public. The research subjects involved were the frequent students o ...
This work presents an action research with a literacy class of the Education of Young and Adults (EJA in Brazilian Portuguese) of a Basic Education State School in the metropolitan region of Porto Alegre from the Government of Rio Grande do Sul State with the main objective of familiarizing digital immigrants with the use of the computer mouse and keyboard, once the handling of digital instruments is often difficult for the EJA public. The research subjects involved were the frequent students of a literacy class at the school. The research approach was qualitative with application of the practical part in the disassembly of the computer mouse and keyboards seeking the recognition of its basic architecture as a strategy to overcome the fear of using these instruments. It was also attempted to expand the vocabulary related to basic digital technologies through pedagogical activities of literacy related to these technological instruments components with concrete resource. It was possible to verify the loss of fear in handling the keyboard and computer mouse and the research subjects got motivated to use the computer in their daily lives, including in the school for the possibility of using the computer laboratory, whose existence in the school they did not know. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1950)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License