Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Simone Valdete dospt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T03:42:13Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1413-7321pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199883pt_BR
dc.description.abstractAnaliso, neste trabalho, o Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), bem como seu caráter inédito e aleatório. Inédito, porque articula a EJA e a Educação profissional na escola regular, inicialmente nas escolas técnicas federais, na tentativa de romper com os históricos processos de exclusão do jovem e adulto trabalhador. Aleatório na compreensão do aluno como figura de desordem, em relação à ordem estabelecida aos tempos, às aprendizagens, aos processos, conforme as elaborações de Georges Balandier. Da mesma forma, a fagocitose de um currículo, filiado à contribuição do filósofo argentino Rodolfo Kush, que não é de EJA, tampouco de Educação Profissional, é uma proposta fagocitada na perspectiva de elevação de escolaridade. O estudo está inserido no projeto de pesquisa intitulado: Experiências da Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação de Jovens e Adultos no estado do Rio Grande do Sul, conforme o edital PROEJA CAPES/SETEC 03/2006pt_BR
dc.description.abstractI analyze this work, the Integration Program of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults (PROEJA) as well as its unprecedented nature and random. Unprecedented, because it articulates the EJA and professional education in regular schools, initially in the federal technical schools in an attempt to break with the historical processes of exclusion of young and adult workers. Random understanding the student as a figure of disorder in relation to the established order to the times, the learning, the processes, as elaborations of Georges Balandier. Likewise, the phagocytosis of a curriculum, affiliated to the contribution of the Argentine philosopher Rudolf Kush, which is not EJA, neither of Professional Education, a proposal is phagocytized in the perspective of raising the educational level. The study was part of the research project entitled: Experiences of Professional and Technological Education Integrated to Education for Youths and Adults in the state of Rio Grande do Sul, according to the edict PROEJA CAPES/SETEC 03/2006en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2010), p. 21-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPROEJAen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectWork and educationen
dc.titlePossibilidades para a EJA, possibilidades para a educação profissional : o PROEJApt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000774595pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record