Elaboração de webvídeos no ensino de Ciências
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Bruna Hellen de Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T03:41:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199859 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação moderna começou tendo o professor como mero transmissor de conhecimento e foi evoluindo de tempos em tempos até ser muito questionado por estudiosos, dar mais um passo ao permitir que os alunos criem seus próprios vídeos. O trabalho em questão é um estudo de campo em que foi proposto aos alunos a elaboração de vídeos trimestrais para a disciplina de ciências, com cunho semelhante a alguns canais do Youtube. A pesquisa foi aplicada em três escolas Esta atividade foi trabalhada nas três escolas lecionadas e contam com um sexto ano, um sétimo ano, dois oitavos anos e cinco nonos anos onde a atividade foi aplicada como método avaliativo disponibilizando temas diversos. Após o término da elaboração dos vídeos do último trimestre, criou-se o canal no Youtube chamado Cienvídeo e foram lançados dez vídeos que se destacaram entre as turma. Os alunos tiveram a liberdade de fazer uso dos próprios dispositivos celulares. O trabalho foi desenvolvido em um universo de 198 alunos durante os três trimestres letivos e nos deu um resultado de cento e dezessete vídeos elaborados. Foram realizadas 130 entrevistas com parte desses alunos onde a análise de dados está baseada na opinião por eles. Ao observar os questionamentos feitos, a primeira pergunta diz que 62% deles gostaram de desenvolver os vídeos para a disciplina de ciências. No quesito sobre a dificuldade, 33% relataram ter pouca dificuldade, e a preferência se deu em desenvolver trabalhos escolares em vídeo com 59% de apontamento, 70% dos alunos acredita que a elaboração de trabalhos em vídeo é um facilitador, ficando assim demonstrado que utilizar a elaboração de vídeos como ferramenta educativa de avaliação, reflete em um bom resultado na sala de aula, pois além de tudo, se reduziu a questão da não entrega de trabalhos, obtendo um total de 95% dos alunos tendo realizado a atividade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The modern education began with the teacher as just a knowledge transmitter e was evolving during de time until to be much questioned by researchers, give one more step to allow that the students created their own videos. The work in question is a study of field where it was propose to the students an elaboration of trimestral videos to the discipline of science, similar to some channels of Youtube. This activity was worked in three schools and it counts with one sixth grade, one seventh grade, two eighth grades and five ninth grades where the activity was apply as an evaluator method providing several themes. After the finish of videos elaboration at the last three months, was created the youtube channel named of Cienvídeo and were released ten videos that stood out between the classes. The students had freedom to do an use of their own cell devices. The work was developed in an universe of 198 students, during the school year and gave us one result of a hundred seventeen videos elaborated. It also was made 130 interviews with part of these students where the data analysis is based of the their opinion. When observing the questionings, the first question say that 62% them liked to developed the videos to the science discipline. In the topic about the difficulty, 33% reported have little difficulty and the preference was develop schools homework’s in video with 59% of appointments, 70% of students believes that the elaboration of homework’s in video is a facilitator, thus being demonstrated that utilizing the videos elaboration as education tool of evaluation, reflects in one good result in classroom, because besides everything, it reduced the question of not delivered a homework’s, obtaining an total of 95% of students being realized the activity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Video | en |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Sciences | en |
dc.title | Elaboração de webvídeos no ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102083 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1950)