A importância de integrar as mídias digitais às aulas de língua estrangeira
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The importance of integrate digital media to foreign language classes
Assunto
Resumo
O presente trabalho é um estudo de caso e conta com o método qualitativo de pesquisa, o qual busca compreender e explicar como se dá a ligação entre a construção da autonomia intelectual do aluno, em uma aula de língua inglesa, construída e desenvolvida a partir das mídias digitais. Por isso, o artigo propõe a junção de dois temas importantes na área da educação: mídias digitais e o desenvolvimento da autonomia do aluno. O que se quer comprovar é a possibilidade de se construir e desenvolver a ...
O presente trabalho é um estudo de caso e conta com o método qualitativo de pesquisa, o qual busca compreender e explicar como se dá a ligação entre a construção da autonomia intelectual do aluno, em uma aula de língua inglesa, construída e desenvolvida a partir das mídias digitais. Por isso, o artigo propõe a junção de dois temas importantes na área da educação: mídias digitais e o desenvolvimento da autonomia do aluno. O que se quer comprovar é a possibilidade de se construir e desenvolver a autonomia intelectual do aluno através de aulas que partam do uso das mídias digitais, para que assim, professor e aluno interajam e alcancem os seus objetivos: proporcionar a autonomia na construção de seu próprio conhecimento através da integração das mídias digitais às aulas de língua estrangeira. Para isso, o presente trabalho teve como objetivo observar uma aula de língua inglesa na qual se utilizou atividades criadas a partir de um trecho específico do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, previamente selecionado, que abrange conteúdos, de acordo com o plano de ensino da escola e, também, atividades criadas com o uso da plataforma H5P. Para que assim, alunos e professor, interajam com o trecho selecionado, na medida em que esse seja vinculado em sala de aula. Além da utilização da plataforma H5P, também foi feito o uso dos celulares em sala de aula, para que a interação pudesse ocorrer. Coube ao professor analisar a opinião e a produção dos alunos após aplicação das duas atividades propostas, comparando a eficácia do modelo 1 e 2 de atividades. ...
Abstract
This paper is a case study method and undertakes a qualitative research method. It aims to analyze and explain if it is possible to develop students’ autonomy through digital media, in a class of English language. Therefore, this paper integrates two important subjects in educational area: digital media and the development of students’ autonomy. This article tries to clarify if it is possible to use digital media in a foreign language class in order to develop students’ intellectual autonomy. S ...
This paper is a case study method and undertakes a qualitative research method. It aims to analyze and explain if it is possible to develop students’ autonomy through digital media, in a class of English language. Therefore, this paper integrates two important subjects in educational area: digital media and the development of students’ autonomy. This article tries to clarify if it is possible to use digital media in a foreign language class in order to develop students’ intellectual autonomy. So as to students and teacher are able to reach their goals: provides autonomy through the development of their own knowledge by introducing digital media into foreign language classes. Hence, it was monitored a class of English where it was applied specific activities which used a scene of Harry Potter and the Philosopher’s Stone movie which was chosen previously by the teacher. The video brings topics according to the school teaching plan. It was, also, developed activities using H5P. The H5P was also used in order to students and teacher are able to work with the video in class. Besides H5P, which was used at first by the teacher to plan the English class, and then, it was used by students to develop the activity proposed; students also used their Smartphones to take the activity. After the application of the activities mentioned before, the teacher analyzed students’ opinions and results about the activities in order to compare the efficiency of each activity presented to students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License