Scratch : uma prática com matemática para alunos do quarto ano do ensino fundamental
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo buscou averiguar as possibilidades de inclusão da programação Scratch 2.0 no ensino fundamental. Foi aplicado com alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola do município de São Leopoldo-RS. O tema abordado foi: Scratch: uma prática com a matemática para alunos do quarto ano do ensino fundamental. O problema investigado: Como o software de programação Scratch pode contribuir para aprendizagem dos conteúdos de matemática. Apresenta um objetivo geral: Verificar os benefíc ...
Este estudo buscou averiguar as possibilidades de inclusão da programação Scratch 2.0 no ensino fundamental. Foi aplicado com alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola do município de São Leopoldo-RS. O tema abordado foi: Scratch: uma prática com a matemática para alunos do quarto ano do ensino fundamental. O problema investigado: Como o software de programação Scratch pode contribuir para aprendizagem dos conteúdos de matemática. Apresenta um objetivo geral: Verificar os benefícios da utilização da programação Scratch na aprendizagem dos conteúdos de matemática. Um referencial teórico e alguns aspectos referentes a organização do trabalho. A Metodologia de pesquisa refere-se a descrição da metodologia adotada neste trabalho. Apresenta a aplicação da proposta de pesquisa, descrição das aulas, a análise dos questionários: da professora e dos alunos. No último capítulo são apresentados a conclusão desse estudo. Dessa forma, verificou-se apurar como o Software Scratch 2.0 associado com o pensamento computacional poderiam auxiliar nesse processo, como uma possibilidade de aproximar as tecnologias digitais com o conteúdo de matemática, também estimular o interesse e a curiosidades pela a computação. Observouse que a programação Scratch é um importante aliado no processo de aprendizagem, fazendo com que o aluno participe de toda construção de seu desenvolvimento intelectual, visto que ele trabalha a motivação. Que ao utilizar a linguagem de programação software Scratch no formato de blocos simplifica o entendimento da lógica algorítmica pelos alunos. ...
Abstract
This study sought to investigate the possibilities of including Scratch 2.0 programming in elementary school. It was applied with fourth year elementary students of a school in the municipality of São Leopoldo-RS. The topic addressed was: Scratch, a practice with mathematics for fourth year elementary school students. The problem investigated: How Scratch programming software can contribute to learning math contents. It presents a general objective: It is to verify the benefits of using Scratch ...
This study sought to investigate the possibilities of including Scratch 2.0 programming in elementary school. It was applied with fourth year elementary students of a school in the municipality of São Leopoldo-RS. The topic addressed was: Scratch, a practice with mathematics for fourth year elementary school students. The problem investigated: How Scratch programming software can contribute to learning math contents. It presents a general objective: It is to verify the benefits of using Scratch programming in the learning of mathematical contents. A theoretical reference and some aspects related to the organization of work. The Research Methodology refers to the description of the methodology adopted in this work. It presents the application of the research proposal, description of the classes, the analysis of the questionnaires: the teacher and the students. In the last chapter the conclusion of this study is presented. In this way, it was verified how Scratch 2.0 Software associated with computational thinking could help in this process, as a possibility to approach digital technologies with the content of mathematics, also to stimulate interest and curiosities for computing. It was observed that Scratch programming is an important ally in the learning process, making the student participate in all construction of its intellectual development, since it works the motivation. So when using the software programming language Scratch in blocks format simplifies the understanding of the algorithmic logic by the students. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License