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dc.contributor.advisorHeldt, Elizeth Paz da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Pâmela Franciele Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-28T03:48:07Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199845pt_BR
dc.description.abstractO bullying é uma das principais formas de violência no ambiente escolar e caracteriza-se por um desequilíbrio de forças, pela diferença de idade, de gênero ou de raça, havendo a intenção de humilhar e de prejudicar o outro de forma repetitiva. Os tipos de bullying classificam-se dependendo do envolvimento: agressor é aquele que pratica o bullying; vítima é quem sofre as agressões; e vítima-agressor é aquela que pratica e que também sofre a agressão. Estudos que avaliam os tipos de bullying por meio de instrumentos validados em escolas públicas e privadas ainda são escassos. Este estudo tem como objetivo comparar as características sociodemográficas, de problemas de saúde mental e de desempenho escolar com o envolvimento com bullying entre alunos da escola pública e privada. Trata-se de um estudo transversal, com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de duas escolas, sendo uma, da rede pública e, outra, da rede privada. Para verificar o envolvimento com bullying, utilizou-se o Questionário de Bullying de Olweus (QBO) - versão vítima e versão agressor. Em relação à saúde mental, os alunos foram avaliados por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades - versão criança (SDQ-C). Os dados foram coletados, em sala de aula, após a autorização dos pais. Para identificar a associação independente dos fatores em relação ao desfecho estudado, utilizou-se a regressão multivariável de Poisson. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (nº 120153). Foram incluídos 424 alunos, 180(42,5%) eram da escola privada e 244(57,5%) da escola pública. Não foi encontrada diferença significativa entre as escolas em relação ao sexo. No entanto, a média de idade e a repetência na escola pública foi significativamente maior (p<0,001). Também houve diferença significativa em relação à etnia, sendo que em alunos brancos foi maior na escola privada. Encontrou-se diferença em relação à composição familiar, sendo a maior frequência de alunos da escola privada que moram com ambos os pais. O total de envolvidos com bullying foi de 224(52,8%) alunos, sendo que foi significativamente maior (p<0,001) na escola pública com 160(65,6%) alunos envolvidos comparados a 64(35,6%) da escola privada. Após a análise de regressão foi encontrada uma razão prevalência 53% maior para envolvimento com bullying e ser da escola pública. Entre os problemas de saúde mental, a prevalência de bullying foi 12% maior no domínio de conduta e 5% no domínio de relacionamento. A variável ser menina e maior domínio pró-social diminuiu em 18 e 7%, respectivamente, a prevalência de bullying. Os resultados apontam que há diferença em relação às características dos alunos e o envolvimento com bullying entre as escolas. O conhecimento das diferenças poderão contribuir para a elaboração e a implementação de estratégias para a prevenção do bullying.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscola privadapt_BR
dc.titleFatores associados ao comportamento de bullying em escola pública e privadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001010547pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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