Mostrar el registro sencillo del ítem
Relação entre atenção e desempenho em leitura, escrita e aritmética em crianças
dc.contributor.author | Abreu, Elissandra Serena de | pt_BR |
dc.contributor.author | Viapiana, Vanisa Fante | pt_BR |
dc.contributor.author | Hess, Adriana Raquel Binsfeld | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Hosana Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Sartori, Marcia Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Giacomoni, Claudia Hofheinz | pt_BR |
dc.contributor.author | Stein, Lilian Milnitsky | pt_BR |
dc.contributor.author | Fonseca, Rochele Paz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T03:45:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-0471 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199790 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou verificar se há relação entre atenção (seletiva e sustentada visual) e o desempenho escolar (leitura, escrita e aritmética). Foram avaliados 258 estudantes do 1º a 9º ano do ensino fundamental de escolas brasileiras públicas e privadas, com idade média de 10,33 anos (DP=2,52). Os estudantes foram avaliados pelo Teste de Cancelamento do Sinos – Versão Infantil (TCS) e pelo Teste de Desempenho Escolar – Segunda Edição (TDE-II). Os escores dos testes foram correlacionados pelo coeficiente de correlação de Pearson, considerando o nível de significância de p≤0,05. Houve correlações significativas positivas de intensidade fraca entre os escores totais do TCS e TDE-II e correlação negativas significativas de intensidade fraca entre os escores de erros e omissões do TCS e escores totais do TDE-II. Foi possível observar relação entre os construtos estudados, porém sugere-se que investigações futuras utilizem diferentes métodos para avaliar outras habilidades relacionadas ao desempenho escolar e processos atencionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study sought to verify the relationship between attention (selective and sustained visual) and school performance (reading, writing and arithmetic). We evaluated 258 students from the 1st to the 9th year of elementary school in Brazilian public and private schools, with a mean age of 10.33 years (SD=2.52). The students were evaluated by the Bells Test – children's version (BT) and by the School Performance Test - second edition (SPT-II). Test scores were correlated by the Pearson correlation coefficient, considering the level of significance of p<0.05. There were significant positive correlations of weak intensity between BT and SPT-II total scores and significant negative correlation of weak intensity between BT errors and omission scores and total SPT-II scores. An observable relationship between the constructs studied exists; however, it is suggested that future investigations use different methods to evaluate other skills related to school performance and attentional processes. | en |
dc.description.abstract | Este estudio trata de determinar si existe relación entre atención (selectiva y sostenida visual) y desempeño escolar (lectura, escritura y aritmética). Fueron evaluados 258 estudiantes del 1 al 9 año de Enseñanza Primaria de escuelas públicas y privadas de Brasil, con edad media de 10,33 años (DP=2,52). Los estudiantes fueron evaluados utilizando el Test de Cancelamento do Sinos-Versão Infantil (TCS) Test de Cancelamiento de las Campanas Versión Infantil y por el Test de Desempeño Escolar – Segunda Edición (TDE-II). Las puntuaciones de los tests fueron correlacionados por el coeficiente de correlación de Pearson, considerando el nivel de significación de p<0,05. Hubo correlaciones positivas significativas de baja intensidad entre los puntajes totales del TCS y TDE-II y correlaciones negativas significativas de baja intensidad entre los puntajes de errores y omisiones del TCS y puntajes totales de TDE-II. Fue posible observar relación entre los constructos estudiados, sin embargo se sugiere que investigaciones futuras utilizen diferentes métodos para evaluar otras habilidades relacionadas con el desempeño escolar y los procesos de atención. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Avaliação psicológica. São Paulo. Vol. 16, n. 4 (out./dez. 2017), p. 458-467 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudantes de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Attention | en |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | School performance | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Arithmetic | en |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Atención | es |
dc.subject | Desempeño escolar | es |
dc.subject | Lectura | es |
dc.subject | Escritura | es |
dc.subject | Aritmética | es |
dc.title | Relação entre atenção e desempenho em leitura, escrita e aritmética em crianças | pt_BR |
dc.title.alternative | Relationship between attention and performance in reading, writing and arithmetic in children | en |
dc.title.alternative | Relación entre atención y desempeño en lectura, escritura y aritmética en niños | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001101465 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)