Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição dos conhecimentos dos alunos sobre esse período histórico. O público-alvo da pesquisa foram os alunos das turmas de 6º ano de uma escola na cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados, dentro da unidade didática da pré-histór ...
O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição dos conhecimentos dos alunos sobre esse período histórico. O público-alvo da pesquisa foram os alunos das turmas de 6º ano de uma escola na cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados, dentro da unidade didática da pré-história, e a análise dos mesmos foi realizada a partir de abordagem qualitativa. A expectativa é contribuir para o desenvolvimento da área, através da reflexão sobre a intervenção pedagógica realizada e de seus principais resultados. ...
Abstract
This paper is a case study about the use of audiovisual resources for the study of prehistory. The main objectives here are to perceive, identify and measure the role of media, especially audiovisual media, in the building of student’s knowledge about this historic period. The target group for the research are 6th year students of a school, in the city of Porto Alegre – RS. The data were collected by the use of semi-structure questionnaires in the prehistory teaching unit and the analysis was m ...
This paper is a case study about the use of audiovisual resources for the study of prehistory. The main objectives here are to perceive, identify and measure the role of media, especially audiovisual media, in the building of student’s knowledge about this historic period. The target group for the research are 6th year students of a school, in the city of Porto Alegre – RS. The data were collected by the use of semi-structure questionnaires in the prehistory teaching unit and the analysis was made based on a qualitative approach. Thus, the expectation is to contribute to the development of the study area through the reflection about this educational intervention and its main results. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License